sábado, 14 de abril de 2012

Archetypes - Ice Barrier


Ae pessoal! Depois de um bom tempo, trago a vocês mais uma postagem falando sobre um archetype. Dessa vez, o tema foi sugestão de um leitor, e é nada mais nada menos que os famosos Ice Barrier! Nunca havia jogado com eles antes de fazer esse artigo, e admito que tive uma grata surpresa. Sem mais delongas, vamos falar deles:


HA01-BoosterEN.jpg

A chegada dos Ice Barriers no jogo remonta ao começo da era Synchro, ou, mais precisamente, ao Duel Terminal 1. Desde o começo, ninguém deu muita bola para o arquétipo como um todo: só queriam saber mesmo era do Brionac, o poderoso dragão que estampou a capa do booster Hidden Arsenal aqui no TCG. E de fato, Brionac era o único que prestava entre os Ice Barriers até então lançados. Com seu efeito para lá de fdp que lhe rendeu e rende o posto de limitado pela Banlist, Brio não precisava da ajuda dos outros monstros do Archetype para vir ao campo. Assim, o resto foi desprezado pois eles nem chegavam aos pés do monstro Synchro. Na verdade, com os Ice Barriers, foi sempre assim. Vejam abaixo:


Trishula,DragonoftheIceBarrierHA04-EN-ScR-1E.jpgGungnirDragonoftheIceBarrier-H5SE-EN-SR-LE.jpg
Deworlen,TigerKingoftheIceBarrierHA02-EN-ScR-1E.jpgBrionacDragonoftheIceBarrier-H5SE-EN-SR-LE.jpg

Essas são as quatro Synchros do Archetype, e são também, sem dúvidas, os monstros que mais se destacam nele. Um tem o efeito mais apelão que o outro, tanto que Brionac está atuelmente limitado, Dewloren semi-limitado, e Trishula banido! Gungnir só não está na lista porque é restrito a alguns decks, mas que seu efeito é poderoso, isso ele é. O que que estou tentando mostrar é que o Archetype dos Ice Barriers sempre viveu na sombra de seus Synchros, que são úteis em inúmeros decks e podem resolver duelos sozinhos. Se pelo menos eles precisassem de um Tuner da barreira gelada para serem invocados, com certeza o restante dos monstros seria mais valorizado, mas como não é o caso, o resto das cartas fica apenas tomando pó. 

No entanto, isso é, na minha opinião, um pouco injusto. Muita gente nunca nem tentou jogar com os Ice Barriers, e nem sabe que recentemente eles ganharam novos suportes que aumentaram bastante a jogabilidade deles. Se formos nos reter somente aos primeiros que foram lançados, realmente, é impossível montar um bom baralho com eles. Mas se prestarmos bem atenção, veremos que se unirmos os velhos aos novos, podemos criar um baralho bem consistente. Vejamos agora as melhores cartas que não são Synchros mas que podem formar um deck bem legal de Ice Barriers:

MedallionoftheIceBarrierSTBL-EN-C-1E.png

Essa aqui é a carta mais básica do deck, mas também é uma das mais poderosas. Medallion tem o efeito de, sem custo nenhum, adicionar um Ice Barrier qualquer do deck para a mão. Uau, muito boa mesmo! Com seu efeito, dispensamos o uso de muitas outras cartas de busca (Sangan, por exemplo), pois ela sozinha já dá conta do search do deck. É claro que velocidade nunca é demais, mas sem dúvidas essa é uma carta que supre muito bem as necessidades do deck e dá espaço para vários outros combos. Já pensou um negócio desses para Inzektor ou Dark World? Infelizmente (ou felizmente), essa carta que é uma das melhores de busca do jogo está selada a um Archetype não muito competitivo.


GeneralGantalaoftheIceBarrierHA04-EN-ScR-1E.jpg GeneralGrunardoftheIceBarrierHA03-EN-ScR-1E.jpg

Grunard e Gantala são outros dois boss dos Ice Barrier, sendo que cada um tem suas vantagens e desvantagens.Grunard tem a vantagem de poder ser combado com Trade-In e ter seu efeito usado na Main Phase, mas isso não muda o fato do primeiro general ter um efeito que permite que você faça a Special Summon de um monstro do Archetype do seu cemitério todo turno. Gantala tem, no entanto, o imenso problema de que seu efeito só pode ser usado na End Phase, o que leva muitos preferirem Grunard. Na minha opinião, isso vai depender do tipo de deck, e pode ser até que seja melhor não usar nenhum dos dois.


PrioroftheIceBarrier-PHSW-EN-C-1E.jpg

Prior é o mais recém-chegado Ice Barrier, e é com certeza absoluta um dos melhores entre eles. Seu efeito de Special Summon é bom por si só, já que ele pode servir como material de Xyz ou Synchro (se bem que no turno em que ele é invocado assim não se pode fazer Special Summon de monstros com nível 5 ou maior). Mas a melhor parte é seu efeito de Special Summon. Com ele, temos a possibilidade de reciclar Tuners várias vezes, o que significa Synchros, Synchros e mais Synchros (lebrando que só não podemos chamar monstros com nível 5 ou maior no turno em que ele é invocado pelo próprio efeito). Esse velhinho também é um grande amigo das Xyz, já que elas não possuem nível  mas sim Rank.

MagicTriangleoftheIceBarrierTSHD-EN-C-1E.png

Por fim, temos a carta que provavelmente foi a responsável pelo maior Up que os IB já tiveram: Magic Triangle of the Ice Barrier. Para usá-la, é necessário um pouco de sorte, mas ela pode possibilitar uma virada de jogo sozinha. Se formos pensar, não é tão difícil reunir reunir 3 monstros do arquétipo na mão, principalmente quando temos Medallion of the Ice Barrier a nossa disposição. O maior problema dessa carta é que para garantir que ela não será uma Dead Draw muitas vezes, temos que usar uma quantidade  um pouco elevada de monstros, o que pode acabar deixando o deck meio lento se você não abrir com o triângulo na mão.

Já deu para mostrar que os Ice Barriers possuem cartas boas que juntas podem formar um deck poderoso e consistente. No entanto, as cartas que apontei acima não são suficientes. Temos que usar outros suportes para que eles consigam vencer duelos. Mas afinal, que suportes? Uma coisa que muita gente esquece é que os IB são monstros WATER, e portanto podemos usar e abusar de cartas feitas para esse atributo. Vejam:


Salvage-DL12-EN-R-UE-Purple.jpgSpiritualWaterArt-AoiDR04-EN-C-UE.pngMorayofGreedSOVR-EN-C-1E.jpg

Essas três cartas são apenas exemplos de suportes para monstros WATER que podem ser usados em parceria com os monstros da barreira de gelo. A primeira, Salvage, é ótima para recuperar Tuners do cemitério e, principalmente, trazer Prior de volta para causar mais problemas ao oponente. A segunda é um dos melhores suportes para monstros água já criado, sendo que ela dá ao jjogador um excelente controle de mão do oponente e, por ser uma Trap, pode ser chainada a um Dark Hole ou Torrential Tribute seu ou do oponente, maximizando seu efeito. Morray of Greed é outra opção legal, pois ela dá aquela acelerada que faltava no deck. Deve-se, no entanto, usar a Morray com cuidado, já que o custo é alto e pode nem sempre ser recompensador.

Além do atributo que lhes oferece uma grande ajuda, a maioria dos Ice Barrier conta com um tipo que faz toda a diferença: o tipo Aqua. Muitos acham que esse tipo é indiferente, ou seja, não oferece nenhum pró e nenhum contra, mas isso não é verdade.


Na imagem acima, temos um exemplo de como o tipo Aqua pode ser benéfico. A carta no centro é Surface, que permite invocar especialmente do cemitério um monstro Aqua, Sea-Serpent, ou Fish de nível 3 ou menor. Para os Ice Barriers, isso significa Prior de volta para usar seu poderoso efeito ou ainda Tuners de nível baixo enchendo o campo de Synchros. Na imagem, vemos Prior e os Tuners Defender of the Ice Barrier, de nível 3, e Cryomancer of the Ice Barrier, de nível 2. Ambos são Aqua e por isso podem ser chamados com Surface. 

Os Ice Barriers também contam com uma série de monstros de nível 4 que servem como os beaters do deck. Esses monstros são legais até, mas todos possuem efeitos acompanhados de um porém. Um, por exemplo, te permite comprar uma carta quando é mudado para a posição de defesa,  porém ele será destruído. Arrisco dizer que se não fossem esses poréns, veríamos muito mais decks Ice Barrier por aí. 


StrategistoftheIceBarrierHA04-EN-SR-1E.jpgDancePrincessoftheIceBarrierSTBL-EN-SR-1E.jpgSamuraioftheIceBarrierHA03-EN-SR-1E.jpg

Da esquerda para a direita, temos Strategist of the Ice Barrier, Dance Princess of the Ice Barrier, e Samurai of the Ice Barrier. Esses três são justamente os monstros de nível 4 com um ataque decente, mas com efeitos cheios de poréns. Startegist, na verdade, não merece essa crítica, pois o efeito dele não tem grandes defeitos. É só descartar um Ice Barrier da mão e puxar uma carta. Simples assim, pode ser útil para acelerar o deck e para colocar monstros no cemitério. O seu maior problema é o ataque, que não é nem grande o suficiente para bater de frente com monstros mais fortes, nem baixo o suficiente para ser buscado por Sangan ou recuperado com Salvage. A segunda, Dance Princess, tem a habilidade de retornar cartas baixadas do oponente para sua mão revelando um número de monstros Ice Barrier da sua mão. Muito boa, se não fosse a condição de você possuir um outro Ice Barrier para que seu efeito ative. Esse problema, no entanto, hoje não é tão grande por causa da presença de Prior e Surface que permitem um Swarm mais rápido. O terceiro e últimi, Samurai of the Ivce Barrier, é justamente o exemplo que eu havia utilizado: comprar uma carta porém ser destruído. É na minha opinião o pior dos três, mas acaba vindo a calhar pois possui um ataque alto em comparação com o resto dos monstros do arquétipo (1800 ATK).

SpellbreakeroftheIceBarrierHA03-EN-SR-1E.jpg

E já que estamos falando de monstros nível 4, acho que está na hora de comentar sobre uma das minhas preferidas: Spellbreaker of the Ice Barrier. Seu efeito é bem interessante, e além de posicionar monstros no cemitério, funciona como uma espécie de Cold Wave, bloqueando as Spells do jogo. O maior problema de Spellbreaker é o fato dela ter de permanecer no campo para que seu efeito continue ativo. Isso impossibilita inúmeros combos e limita muito o uso dela. Mas mesmo assim, é uma boa opção caso queira um deck mais Control. Ah, e antes que eu me esqueça, ela comba legal com Royal Decree.

Decklists

Chegou a hora de mostrar algumas possíveis decklists que possuam Ice Barriers como protagonistas. Algumas das decklists possuem estratégias que eu ainda não comentei, mas vou explicar todas elas depois de postar os decks. Sem mais, vamos ao que interessa!

Deck: Barrier of Wetlands


Monstros:
Prior of the Ice Barrier x2
Swap Frog x3
Dewdark of the Ice Barrier x3
Cryomancer of the Ice Barrier x3
Submarinefrog x2
Tour Guide of the Underworld x3
Sangan x1
Caius, the Shadow Monarch x2
(19)

Spells:
Wetlands x3
Terraforming x2
Medallion of the Ice Barrier x2
Surface x2
Monster Reborn x1
Dark Hole x1
Heavy Storm x1
Mystical Space Typhoon x2
Night Shot x1
Pot of Duality x2
Salvage x2
(19)

Traps:
Royal Decree x3
(3)

Extra Deck:
Chimeratech Fortress Dragon x1
Wind-Up Zenmaines x1
Leviair the Sea Dragon x1
Number 17: Leviathan Dragon x1
Number 30: Acid Golem x1
Number 20: Brilli-Ant x1
Gachi Gachi Gansetsu x2
Daigusto Phoenix x1
Armory Arm x1
Ally of Justice Catastor x1
Sea Dragon Lord Gishilnodon x1
Stardust Dragon x1
Scrap Dragon x1
Colossal Fighter x1

Aqui, a estratégia do deck é usar o campo Wetlands para dar um baita boost de ataque a monstros Ice Barrier de nível 2 ou menos, como Cryomancer, Prior e, principalmente, Dewdark of the Ice Barrier. Eu ainda não comentei sobre esse último, que só é útil nesse tipo de deck. Dewdark tem o poder de atacar o oponente diretamente com seu ataque de 1200 se você controlar apenas monstros de nível 2 ou menor, o que não é nada difícil para esse deck. Com Wetkands em campo, ele atacará diretamente com 2400 ATK, podendo assim causar um grande estrago. Cryomancer também é um beater que ainda por cima tem a capacidade de travar os ataques do oponente, tornando seus monstros quase que indestrutíveis por batalha. É aí que entra Tour Guide: Cryomancer não deixa monstros de nível 4 ou maior atacarem, mas nada impede que monstros que tenham Rank ataquem. Assim, ela aumenta o poder ofensivo do deck. No topo de tudo isso, temos os famosos Frogs Swap Frog e Submarinefrog, sendo que o primeiro acelera o deck posicionando monstros no cemitério (que mais tarde serão renascidos com Salvage, Surface ou Prior) e o segundo funciona como um terceiro Beatstick, que ainda por cima penetra defesas. E ainda por cima, o deck tem o poder de fazer Synchros pois seus principais monstros são Tuners.

Essa build é bem divertida de se usar, e pode render umas boas vitórias. Ainda deve passar por melhorias, mas vale a pena ser testada pois com certeza renderá boas doses de diversão.

Deck: Synchro Barrier

Gungnir, Dragon of the Ice Barrier

Monstros:
Prior of the Ice Barrier x3
Defender of the Ice Barrier x2
Cryomancer of the Ice Barrier x2
Strategist of the Ice Barrier x3
Samurai of the Ice Barrier x2
Dance Princess of the Ice Barrier x3
General Gantala of the Ice Barrier x1
(16)

Spells:
Magic Triangle of the Ice barrier x3
Medallion of the Ice Barrier x3
Surface x3
Foolish Burial x1
Monster Reborn x1
Salvage x2
Mystical Space Typhoon x3
Pot of Duality x2
Mind Control x1
Heavy Storm x1
Dark Hole x1
(21)

Traps:
Torrential Tribute x2
Spiritual Water Art - Aoi x1
Fiendish Chain x1
(4)

Extra Deck:
Gungnir, Dragon of the Ice Barrier x2
Black Rose Dragon x2
Brionac, Dragon of the Ice Barrier x1
Ally of Justice Catastor x1
Armory Arm x1
Gaia Knight, Force of the Earth x1
Scrap Archfiend x1
T.G. Hyper Librarian x1
Iron Chain Dragon x1
Arcanite Magician x1
Orient Dragon x1
Number 39: Utopia x1
Lavalval Chain x1

Aqui, o foco é fazer Synchros. Por isso, temos os tuners Defender e Cryomancer, além de inúmeras cartas que os renascem o que os trazem ao campo rapidamente. Destaque para a Magic Triangle, que nesse tipo de build é indispensável. Prior dispensa comentários, e nessa build é excelente pois ele volta várias vezes graças a Surface. Strategist é um dos grandes responsável pelo deck rodar, já que ele coloca monstros no cemitério e acelera o deck. Destaque também para Gungnir, que vem ao campo facilmente e pode causar um grande estrago.

Deck: Ice Barrier of Xyz


Monstros:
Prior of the Ice Barrier x3
Strategist of the Ice Barrier x3
Dance Princess of the Ice Barrier x2
Samurai of the Ice Barrier x2
Tour Guide from the Underworld x3
Sangan x1
Maxx "C" x3
Summoner Monk x2
(19)

Spells:
Medallion of the Ice Barrier x3
Pot of Duality x3
Monster Reborn x1
Mystical Space Typhoon x2
Night Shot x1
Heavy Storm x1
Dark Hole x1
Surface x1
Foolish Burial x1
(14)

Traps:
Torrentail Tribute x2
Fiendish Chain x2
Call of the haunted x2
Mirror Force x1
(7)

Extra Deck:
Number 39: Utopia x1
Lavalval Chain x1
Daigusto Emeral x1
Evigishky Merrowgeist x1
Kachi Kochi Dragon x1
Steelswarm Roach x1
Wind-Up Zenmaines x1
Leviair the Sea Dragon x1
Number 17: Leviathan Dragon x1
Number 30: Acid Golem x1
Number 50: Black Corn x1
Gem-Knight Pearl x1
Number 16: Shock Master x1
Vylon Disigma x1
Number C39: Utopia Ray x1


Não preciso nem comentar que esse deck aqui é focado em fazer Xyz com os Ice Barrier. Strategist e Prior são de novo os corações do deck, que conta também com Tour Guide e Summoner Monk para deixá-lo mais rápido e facilitar Xyz. Maxx "C" dá velocidade junto de Medallion e Pot of Duality. Daigusto Emeral recupera monstros, Lavalval Chain posiciona-os no lugar certo, e Prior carrega o deck nas costas.

Essas são apenas algumas possíveis builds de se montar, pois as possibilidades são inúmeras. Mas acho que já deu para mostrar que os Ice Barrier são sim jogáveis se estiverem em um deck legal.


Curiosidade Final: os monstros Ice Barrier são inspirados em personagens da cultura japonesa.

Por enquanto é só pessoal, espero que tenham curtido! Lembrem-se de comentar e lembrem-se também de enviar suas cartas para o Card Maker até amanhã à tarde! Falous!
Comentários Facebook
4 Comentários

4 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom, BuBa
Acho ótimo o trabalho de vocês, mostrando que mesmo Watt e Ice Barrier tem seu lado positivo parabéns pelo post e pelas Decklists (:

BuBa disse...

Muito obrigado cara, que bom que gostou :D

Anônimo disse...

Parabéns mesmo pelo post. As decklists ficaram ótimas, muito boas mesmo, a única coisa que você podia ter acrescentado é que os Ice Barriers tem como uma de suas principais habilidades a de "congelar o campo". Se vc colocar Defender, Secret Guards e Dai-Sojo, vc fica praticamente invulnerável, claro que vc não vai segurar 20 turnos assim mas pelo menos vai segurar o jogo até vir as cartas certas para fazer uma boa jogada. Outra combinação seria deixar Warlock e Dance Princess em campo, praticamente impedindo seu oponente de usar cartas mágicas e armadilhas. Outras duas cartas que combinam bem juntas são o General Raiho e a Medium(que não é tão difícil de invocar), limitando bastante as jogadas do oponente(principalmente os infernitys). Além disso tem também Royal Knight e Numbing Grub que também selam as monster card zones do campo do oponente. Tem também o Sacred Spirit que pode voltar synchros, monstros difíceis de invocar ou xyz chatos para mão e ainda por cima vc pode combar com dewloren pra poder usar esse efeito várias vezes. Tem também a Geomancer que além de ser tuner pode segurar muito o jogo principalmente contra decks de um só atributo. Além de todas essas jogadas de "congelar o campo" tem muitas outras jogadas pra rodar o deck que vc pode fazer abusando dos outros montros como shock troops, caravan, blizzed e etc... Mas mesmo assim seu post ficou excelente, mostrando para outros jogadores que os Ice Barriers podem ser muito poderosos independente dos Synchros.

P.S.: Uma curiosidade que quase ninguém sabe é que o Blizzard Warrior e a Reese The Ice Mistress são Ice Barriers não oficiais(eles também possuem o brasão do dos Ice Barriers na roupa, a Reese no elmo e o Blizzard no cinturão), mas não se sabe porque mas eles não possuem o nome Ice Barrier apesar de seus efeitos condizerem com o archetype (principalmente o da Reese). Até hoje estou curioso sobre a história desses dois...

Anônimo disse...

Cara, sei que vc fez esse tuto há bastante tempo, mas nunca é tarde pra elogios. Me interessei pelo archtype, mais pelo grafismo do mesmo, e quer o montar um deck com eles que bata de frente com os metas de hoje em dia (como lightsworn e naturia). Você acha que isso é possive, e sera que existe alguma carta recem lançada que pode ser incorporada em alguma dessas decklists? Agradeço se ainda puder responder. Mais uma vez, parabens.

Yu-Gi-Hoje!
Design por: Felipe Leonel - Tecnologia do Blogger
Copyright © 2015
Todos os direitos reservados
imagem-logo