quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Archetypes - Watt

Eae pessoal! Trago a vocês mais uma matéria da seção Archetypes, dessa vez falando de um grupo de monstros que nunca causaram impacto no metagame, mas que podem causar uma grande dor de cabeça ao oponente. Estou falando dos Watts! Vamos logo à matéria:

Watt

Visão Geral  

Os Watts chegaram no booster The Shining Darkness, deixando sua marca como o segundo Archetype de monstros Thunder já feito (o primeiro foi os Batterymen). Mais tarde, ganharam suportes em diversos boosters, como Duelist Revolution, Storm of Ragnarok, e até outros mais recentes como Photon Shockwave. Apesar dos diversos suportes, os Watts nunca ganharam espaço algum no metagame, e raramente você vê um deck de Watts no Dueling Network porque eles são considerados pela maioria dos players como um arquétipo ruim. Isso é verdade se compararmos esses monstrinhos Thunder com outros archetypes e decks do meta, como Dark World, Agents, Elemental Heroes, e outros, mas no For Fun, os Watts são na verdade bem jogáveis e destrutivos. Quanto à aparência deles, é fácil perceber que todos retratam animais ou seres mitológicos (caso do Wattchimera) em uma versão "Thunder", ou seja, com raios saindo do corpo e uma aparência mais moderna e robótica. Enfim, espero que ao final desse post ninguém mais ache que eles não prestam.

Estilo de Jogo

Os Watts rodam em torno de uma fase do turno: a Battle Phase. Isso porque os efeitos de 95% deles envolvem ataques, sendo que a maioria consegue atacar diretamente e outros possuem efeitos como atacar duas vezes ou fazer o oponente descartar uma carta ao infligir dano de batalha. Além disso, os Watts possuem ataques baixos: a imensa maioria possui menos de 1400 de ataque (na verdade, apenas um deles tem mais que isso), o que significa que cartas de proteção são indispensáveis em um baralho deles. Como são todos LIGHT, uma das melhores maneiras de protegê-los é com o famoso Honest. Os Watts também carregam em si um pouco de Stall: é possível até criar um lockdown com eles (o Wattlock, vamos falar dele mais para frente), fora que muitos impedem o oponente de realizar movimentos. 

Principais Cartas e Suportes

Vamos a parte que mais interessa: as principais cartas e suportes a serem considerados na hora de montar um deck Watt. Comecemos pelos membros do próprio Archetype:

WattgiraffeTSHD-EN-SR-1E.png
Wattgiraffe
Essa carta pode atacar diretamente. Quando essa carta inflige dano de batalha ao oponente por um ataque direto, seu oponente não pode ativar Spells, Traps, efeitos de Spells ou Traps ou efeitos de monstros até a End-Phase desse turno.

A principal beater dos Watts, é indispensável em praticamente qualquer deck do tema pois é o monstro Watt mais forte que pode atacar diretamente (sem ser os Synchros). Seu segundo efeito também pode vir a calhar, já que abre caminho para seus monstros mais fortes atacarem sem problemas, sem medo de cartas armadilhas chatas. Além do mais, ela permite que você use magias na Main Phase 2 sem o perigo do oponente negá-las.

Wattcobra-PHSW-EN-C-1E.jpg
Wattcobra
Essa carta pode atacar o oponente diretamente. Quando essa carta inflige dano aos pontos de vida do oponente por um ataque direto, adicione 1 monstro "Watt" do deck para sua mão.

Outro Watt que eu considero supremo e indispensável, seu efeito proporciona ao deck uma velocidade que ele normalmente não teria. E a melhor parte é que seu efeito pode ser usado todo turno e pode buscar ela mesma, o que significa Xyz summons com uma facilidade incrível. Muito boa mesmo, se os Watts chegarem a nível de Meta algum dia, podem ter certeza que essa carta terá um papel muito importante no deck.


WattdragonflySTBL-EN-C-1E.jpg
Wattdragonfly
Se essa carta é destruída por uma carta do oponente, você pode Special Summon 1 monstro "Watt" do seu deck.

Outro Watt bem bonzinho até, tem um efeito que lembra muito o do Shining Angel mas com algumas vantagens, como poder ativá-lo até quando destruída por efeitos e poder invocar o monstro em defesa. É bem útil em alguns tipos de decks Watt como o que tem como foco o Wattlock.

WatthopperSTBL-EN-C-1E.jpg
Watthopper
Seu oponente não pode selecionar outro monstro Watt como alvo de um ataque ou escolhê-los como alvo de um efeito.

Já mencionei o Wattlock umas duas vezes e ainda não apresentei o responsável por ele. Watthopper é sem dúvidas o Watt mais chato de todos os tempos, e com ele é possível criar um lockdown simples porém difícil de quebrar. Basta ter 2 deles em campo que o oponente não poderá nem atacar monstros Watt nem  fazê-los alvos de efeitos, o que significa que seus monstrinhos elétricos vão poder atacar diretamente sem problemas. As maiores fraquezas desse lock são Dark Hole, Trishula, e Smashing Ground, que são cartas destruidoras que não fazem alvo.

WattchimeraDREV-EN-UR-1E.jpg
Wattchimera
1 tuner "Watt" + 1 ou mais monstros Thunder não tuners
Essa carta pode atacar o oponente diretamente. Quando essa carta inflige dano aos pontos de vida do oponente por um ataque direto, coloque uma carta aleatória da mão dele no topo do deck. 

O Watt mais forte de todos é essa Chimera, que tem um efeito pra lá de chato. Colocar uma carta da mão no topo do deck do oponente pode assegurar sua vitória, dependendo do que ele tem na mão. Pode ser facilmente invocada com Wattfox + 1 Watt de nível 4 (ou até TKRO). Seu ataque é ideal, pois é menor que  1500 (não sendo assim afetada por Messenger of Peace) mas também é grande o suficiente para machucar bem o adversário. Sem dúvidas, é o grande Boss dos Watts ( se deu mal, Watthydra XD).


SafeZoneEXVC-EN-SR-1E.jpgSwordsofRevealingLightYS11-EN-C-1E.jpgMessengerofPeace-DL12-EN-R-UE-Purple.jpg

Essas três logo acima são excelentes opções a serem consideradas ao montar um deck Watt, pois permitem que eles ataquem diretamente o oponente sem preocupações por um bom tempo. Safe Zone é excelente, pois além de proteger seus Watts de ataques, também os deixa imunes a efeitos de cartas. Swords of Revealing Light também é bem legal, pois protege todos seus monstros por 3 turnos. Mas das três acima, a que eu considero mais interessante é a Messenger of Peace, pois seu efeito é infinito (até vir um Typhoon e acabar com a festa, é claro XD) e garante que nenhum monstro com 1500 ou mais ATK ataque por um preço ínfimo.  Já que todos os Watts tem, como eu já disse, menos que isso, eles podem atacar tranquilamente enquanto o oponente só assiste. Indispensável.

 HeartofClearWaterDB2-EN-C-UE.jpg

Além das três mencionadas acima, Heart of Clear Water é outra boa opção para proteger seus monstros.  Ela é praticamente um Watthopper ambulante, pois protege os Watts mais fracos de ataques e de cartas que fazem alvo. A maior desvantagem de HOCW é que ela não pode ser equipada à Wattchimera, pois essa tem 1400 pontos de ataque. Apesar disso, é uma carta boa.

Wattcancel-PHSW-EN-C-1E.jpg
Wattcancel
Quando um monstro seria Normal ou Special Summoned no campo do oponente: descarte 1 monstro "Watt", negue a invocação, e destrua o monstro.

Os Watts precisam muito de armadilhas para rodar bem. essa é uma que considero indispensável, pois nega qualquer invocação por um preço bem baixo: descartar um Watt. Considerando que muita gente paga 2000 pontos de vida para negar invocações, essa carta não é nada mau. na verdade, é bem boa, e pode ser útil em diversas situações.

RecyclingBatteriesTDGS-EN-C-1E.pngVylonPrism-DT06-EN-DRPR-DT.jpg
Essas são duas cartas de outros Archetypes que caem como luvas junto aos Watts. A primeira é Recycling Batteries, feita originalmente para os Batterymen. Seu efeito te permite resgatar 2 Watts do cemitério que tenham ataque 1500 ou menor, ou seja, todos. Muito versátil e cabe em qualquer deck Watt. Já a segunda, Vylon Prism, é igualmente útil porém menos versátil, sendo usada apenas em alguns tipos de decks. Seu efeito é excelente, pois além de ser Tuner de nível 4, Vylon Prism dá um boost de 1000 pontos para qualquer monstro depois de ter sido usado para invocação Synchro. Isso pode ser mortal junto a Watthydra e Wattchimera, e Messenger of Peace não chega a ser um obstáculo para esse monstro já que o boost vem só na Damage Step, depois que o ataque já foi declarado. 

Acho que já falei o que tinha que falar. Sem mais, vamos às decklists!

Decklists

Pure Watt


Monstros:
Honest x1
Wattberyx x1
Wattcobra x3
Wattfox x3
Wattgiraffe x3
Wattpheasant x1
(12)

Spells:
Pot of Duality x3
Dark Hole x1
Messenger of Peace x3
Mystical Space Typhoon x3
Recycling Batteries x2
Swords of Revealing Light x1
(14)

Traps:
Dark Bribe x2
Safe Zone x3
 Trap Dustshoot x1
Solemn Warning x2
Solemn Judgement x1
Starlight Road x1
Wattcancel x2
Torrential Tribute x1
Threatening Roar x2
(15)

Extra Deck:
Black Rose Dragon x1
Brionac, Dragon of Ice Barrier x1
Gaia Knight, Force of the Earth x1
Stardust Dragon x1
Wattchimera x3
Watthydra x1
Daigusto Emeral x1
Evigishky Merrowgeist x1
Kachi Kochi Dragon x1
Lavalval Chain x1
Gem-Knight Pearl x1
Number 39: Utopia x1
Steelswarm Roach x1

Aqui, o foco é fazer o Wattchimera e atazanar a vida do oponente combinando-a com Messenger ofPeace. Para proteger suas Traps, temos Dark Bribe e Starlight Road. Pode não parecer, mas o deck roda mesmo com único monstro que não é da família Watt.

Wattlock

Monstros:
Watthopper x3
Wattdragonfly x3
Wattcobra x3
Wattgiraffe x3
Wattfox x2
Thunder King Rai-Oh x2
Sangan x1
Batteryman D x2
Maxx "C" x3
(22)

Spells:
Pot of Duality x3
One for One x1
Recycling Batteries x2
Monster Reborn x1
Dark Hole x1
Heavy Storm x1
Photon Lead x2
Swords of Revealing Light x2
(13)

Traps:
Thratening Roar x3
Wattcancel x2
(5)

Extra Deck:
Armory Arm x1
Brionac, Dragon of Ice Barrier x1
Gaia Knight, Force of the Earth x1
Stardust Dragon x1
Trishula, Dragon of the Ice Barrier x1
Wattchimera x2
Ally of Justice Catastor x1
Daigusto Emeral x1
Evigishky Merrowgeist x1
Kachi Kochi Dragon x1
Lavalval Chain x1
Gem-Knight Pearl x1
Number 39: Utopia x1
Steelswarm Roach x1


Nesse aqui o foco é realizar o temido Wattlock. Batteryman D segura o jogo enquanto o lock não vem, ao passo que os Maxx "C" dão velocidade ao deck. Não sei se a decklist ficou muito boa, pois não tive tempo de testá-la, mas fica aí o modelo.

Wattsynchro


Monstros:
Vylon Prism x3
Wattcobra x3
Wattfox x2
Wattdragonfly x3
Wattgiraffe x3
Genex Ally Birdman x2
Honest x1
(17)

Spells:
Photon Lead x1
Pot of Duality x3
Monster Reborn x1
Dark Hole x1
Mystical Space Typhoon x3
Heavy Storm x1
Messenger of Peace x2
Recycling Batteries x2
(14)

Traps:
Call of the Haunted x2
Wattcancel x2
Trap Dustshoot x1
Solemn Warning x2
Solemn Judgement x1
Threatening Roar x3
(11)

Extra Deck:
Stardust Dragon x2
Wattchimera x2
Black Rose Dragon x2
Scrap Dragon x1
Gaia Knight, Force of the Earth x1
Brionac, Dragon of the Ice Barrier x1
Ally of Justice Catastor x1
Genex Ally Triforce x1
Trishula, Dragon of the Ice Barrier x1
Number 39: Utopia x1
Steelswarm Roach x1
Gem-Knight Pearl x1
(15)

O foco desse aqui é fazer Synchros de diversos níveis com o Vylon Prism. A melhor jogada é fazer uma  Synchro com Vylon Prism enquanto Wattchimera está no campo, equipá-la, e atacar diretamente com 2400 ATK. Temos também Birdman e Wattfox para ajudar nas Synchros.

Bem pessoal, por hora é só. Não se esqueçam de comentar e não hesitem em criticar, estamos sempre abertos a opiniões e sugestões. Flws!
Comentários Facebook
6 Comentários

6 comentários:

Anônimo disse...

Legal. Me deu vontade de fazer um Deck Watt.

E tambem, faz uma materia so Ice Barriers. Assim comos os Watts, ele sao muito subestimados. Se aceitar eu agradeço. Ta de parabens.

Willian disse...

Poxa, parabens, cara!
Tava olhando archetypes que ainda não havia jogado com eles e achei os Watts, e logo depois, sua materia. Bem interessante, suas builds ficaram legais, pode apostar que não tá perdendo nada pra fóruns gringos famosões por aí (Hi, Pojo folks!). Hehe. ^^

Boa sorte com o Blog!

Sou a favor da materia dos Ice Barriers tambem, quando jogava com eles nem existir o Prior existia, e já dava coisas legais, mas tambem eh um deck bem subestimado atualmente.

Gabriel Magalhães disse...

Muito bom a matéria como sempre.Testei o deck wattlock ficou muito bom. Apoio a ideia da matéria sobre Ice Barriers e também gostaria uma matéria dos Holy marked. O blog esta cada vez melhor.

NIL DANTAS disse...

MUITO BOM CARA VOCE ESTA DE PARABENS

AleKing30 disse...

Ae Buba post uma materia sobre os Ice Barriers

Anônimo disse...

Ei ficaria bom colocar uns 3 judgment of thunder e junto com aquele combo do heart of clear water colocar o wattcastle e para acelerar o wattlock colocar Wolf in sheeps clothing e para nao deichar facil para o oponente destroir o wattlock use starlight road e, the huge revolution is over

Yu-Gi-Hoje!
Design por: Felipe Leonel - Tecnologia do Blogger
Copyright © 2015
Todos os direitos reservados
imagem-logo