sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Carta do Ano - Black Luster Soldier - Envoy of the Beginning!

Eae, pessoal! Trago a vocês agora o resultado da nossa enquete para eleger a carta do ano de 2011. E o vencedor foi, disparadamente, Black Luster Soldier - Envoy of the Beginning! Conforme o prometido, farei uma análise completa da carta vencedora. Sem mais vamos a ela:



ChaosSorcererGLD4-EN-GUR-LE.jpgChaosEmperorDragonEnvoyoftheEndDPKB-EN-UtR-1E.jpgDarkMagicianofChaosGLD1-EN-GUR-LE.png

Black Luster Soldier - Envoy of the Beginning chegou no mundo de Yugi em 2004, com o booster Invasion 
of Chaos. Esse mesmo booster trouxe Chaos Sorcerer e duas das cartas mais apelonas de todos os tempo: 
Chaos Emperor Dragon - Envoy of the End e Dark Magician of Chaos. O lançamento desse booster 
marcou o começo de uma era: a era do caos! 

A era do Caos foi uma fase em que o Chaos dominava o metagame em todos os aspectos. E isso não acontecia por causa de combos muito sofisticados (há exceções, como o Chaos-Yata lockdown) ou por qualquer outro motivo. Acontecia porque os monstros que eu citei acima são para lá de apelões! Com eles a solta, não tinha como qualquer outro deck competir com um que tivesse a base Chaos! Já que a matéria é dele, vamos dar uma olhada na ficha técnica do BLS (Black Luster Soldier - Envoy of the Beginning) e ver por que ele é apelão:
    
BlackLusterSoldierEnvoyoftheBeginningGLD4-EN-GUR-LE.png
Atributo: LIGHT
Nível: 8
Tipo: Warrior
Atk: 3000  Def: 2500
Efeito: Esse card não pode ser normal summoned ou baixado. Esse card só pode ser Special summoned removendo do jogo 1 monstro LIGHT e um DARK do seu cemitério. Uma vez por turno, você pode ativar um dos eguintes efeitos:
- Selecione um monstro no campo, e remova-o do jogo. Esse card não pode atacar no turno em que esse efeito é usado.
-Se esse monstro destruiu um monstro do oponente por batalha, ele pode atacar mais uma única vez em seguida.

Dispensa comentários, não? Com um efeito desses, fica muito difícil virar o duelo depois que o oponente  conseguir baixar esse monstro! Em primeiro lugar, seu custo de invocação é tão fácil de completar que chega a ser ridículo. Remover um monstro LIGHT e um DARK do seu cemitério? Pfff... A maioria dos decks usa monstros desses atributos, e os que não usam podem facilmente encaixá-los em suas builds. Seus efeitos também não ficam atrás no quesito apelação: o primeiro, de remover um monstro, é extremamente útil. Stardust Dragon? Removido. Sangan? Removido sem ativar o efeito. Five-Headed Dragon? Removido. Ryko baixado? Removido (coisa que o Chaos Sorcerer não faz). Resumindo, qualquer coisa que entre no caminho dele será removida sem dó nem piedade. Quanto ao segundo efeito, é ele que eu julgo ser o mais absurdo. Atacar de novo com 3000 de ataque depois de destruir um monstro é no mínimo absurdo, ainda mais se o segundo ataque for direto. Esse efeito possibilita além de tudo um OTK junto de Honest, que consiste em atacar um monstro de 2000 ou mais ataque com o BLS, ativar o efeito do Honest, tirar 3000 de dano e depois atacar diretamente com 5000 ou mais de ataque. Resumindo, BLS é uma compilação de custos baixos e efeitos Overpower em uma só carta.

Bom, voltando à era do caos, o excesso de poder rolava solto, como eu já disse. Segue a decklist do campeão mundial de 2004, para vocês terem uma ideia do que eu estou falando:

Monstros:
Chaos Emperor Dragon - Envoy of the End x1
Black Luster Soldier - Envoy of the Beginning x1
Sangan x1
Witch of the Black Forest x1
Magical Scientist x1
Kycoo the Ghost Destroyer x2
Sinister Serpent x1
Breaker the Magical Warrior x1
Magician of Faith x2
Shining Angel x1
D.D. Warrior Lady x3
Jinzo x1
Tribe-Infecting Virus x1
(17)

Spells:
Mystical Space Typhoon x3
Heavy Storm x1
Confiscation x1
The Forceful Sentry x1
Premature Burial x1
Monster Reborn x1
Pot of Greed x1
Smashing Ground x1
Mirage of Nightmare x1
Creature Swap x1
Graceful Charity x1
Dark Hole x1
Nobleman of Crossout x1
Snatch Steal x1
Scapegoat x2
(18)

Traps:
Torrential Tribute x2
Mirror Force x1
Call of the Haunted x1
Ring of Destruction x1
(5)

Fusion Deck:
Dark Balter the Terrible x3
Ryu Senshi x3
Thousand-Eyes Restrict x3
Fiend Skull Dragon x1
Roaring Ocean Snake x3
Punished Eagle x3
Giltia the D. Knight x1
Flame Ghost x1
Musician King x2
Reaper on the Nightmare x2
Darkfire Dragon x1
B. Skull Dragon x1

E vocês aí achando que deck DW e Agent são apelões... Se vocês repararem no deck, verão que ele usa nada mais nada menos que 16 cartas que hoje estão banidas! Se uma dessas cartas sozinha já causa estrago, imagine 16 juntas, rodando no mesmo deck! Isso sem mencionar 2 Torrential Tributes e 2 Scapegoats. Cruz credo!

Repararam que esse deck só usa 1 BLS e 1 CED? Isso é porque tanto poder não pôde passar despercebido aos olhos da Konami, que limitou os dois Envoys em março de 2004. Em setembro desse mesmo ano (depois do campeonato mundial), Chaos Emperor Dragon foi para o limbo, de onde nunca mais saiu. Black Luster, no entanto, continuou na ativa.

Um ano depois, em setembro de 2005, uma luz se acendeu sobre a Konami e BLS finalmente foi banido. A era do caos ainda durou um pouco mais com Chaos Sorcerer que só foi banido em 2006 (depois voltou em 2009). Dark Magician of Chaos só foi banido em 2008, mas ele sozinho não podia manter a era do caos, por mais apelão que fosse.

E assim, o tempo passou. Todos os jogadores tinham dada por terminada a vida de Black Luster Soldier no metagame, achando que ele ficaria banido por toda eternidade. E foi então que, em 2011, o inesperado aconteceu. A lista de setembro oficial foi publicada, e então todos os duelistas puderam ver: o Black Luster Soldier - Envoy of the Beginning voltou!

 
Já havia quem suspeitasse que ele seria limitado desde que ele saiu em versão Gold Rare na Gold Series 4. Listas Fake que apontavam sua limitação deixaram os duelistas ainda mais com a pulga atrás da orelha, mas no fim das contas, não era possível! Dizer que ele voltaria era a mesma coisa que hoje  falar que na próxima lista  de março Change of Heart e Confiscation serão limitadas ( se bem que depois das últimas listas, dá para esperar qualquer coisa da Konami). Mas como todos nós sabemos, ele voltou depois de nada menos que 6 anos banido, e agora vou analisar o impacto que ele causou no metagame.


Bom, depois do retorno de BLS, o primeiro pensamento de todos duelistas foi que o deck Chaos-Lightsworn triunfaria e ganharia todos os torneios, principalmente porque Judgement Dragon havia sido ilimitado também na lista de Setembro. E o que aconteceu no começo foi isso mesmo, os Lightsworns ganharam alguns torneios não-oficiais (clique aqui para conferir um exemplo), e o pessoal começou a achar que ficaria por isso mesmo. Mas o que realmente aconteceu foi muito maior.


ThunderKingRaiOhLCGX-EN-C-1E.jpgTourGuideFromtheUnderworldEXVC-EN-ScR-1E.png

EffectVeilerDP10-EN-R-1E.pngSanganSDGU-EN-C-1E.jpg

BLS é um monstro poderoso demais, e eu nem preciso mais explicar por quê. Sendo assim, qualquer deck competitivo que não possua ele está automaticamente em desvantagem contra um que o use, pois está perdendo um grande BOSS! Por isso, os decks começaram a se adaptar a base Chaos. Como assim? Simples. Passaram-se a incluir monstros LIGHT e DARK nas builds de praticamente todo deck, e tudo para chamar o poderoso Black Luster Soldier!

Mas então ficava a dúvida: quais monstros usar? A resposta é simples e direta: os mais fodas! Começando pela parte DARK, não temos dúvida que o melhor monstro desse atributo atualmente seja a Tour Guide from the Underworld, e não é para menos! Seu efeito não só acelera o deck como também te dá várias possibilidades de jogada, como deixar um Sangan buscado em campo para depois usar seu efeito de busxa ou fazer Xyz para bater no oponente. Seja como for, as duas opções contribuem para que monstros DARK sejam mandados facilmente ao cemitério, o que já é meio caminho andado para a invocação do BLS! Por isso eu digo que ele e Tour Guide são como amigos inseparáveis. Gorz e Tragoedia são outros monstros das trevas bem usados que também auxiliam BLS.

Quanto a parte LIGHT, ela se dá principalmente em duas cartas: Effect Veiler e Thunder King Rai-Oh. Esses dois são, na minha opinião e na da maioria dos duelistas, os melhores monstros LIGHT da atualidade que servem para qualquer deck, com raras exceções. Rai-Oh pode até te atrapalhar às vezes, mas com certeza ele será uma dor de cabeça mil vezes maior para o opomente. Veiler dispensa comentários, é a melhor carta surpresa da atualidade e faz até  Master Hyperion chorar.

É claro que o uso de todas essas cartas não é necessário em todo e qualquer deck, principalmente porque boa parte dos decks já usa monstros LIGHT e DARK normalmente. Mas mal não faz em usar esses monstros porque como eu já disse, eles cabem na maioria dos decks.

Para dar uma noção melhor do que eu estou falando, segue abaixo uma decklist de um deck Agent, alterado para chamar o BLS. A decklist é de Thomas Cavaliere, e pegou Top 8 no último YCS, em Brighton. Confiram:

Agent of Chaos


Montros:
Maxx "C" x3
Effect Veiler x3
Tour Guide From the Underworld x3
The Agent of Creation - Venus x3
The Agent of Mistery - Earth x3
Master Hyperion x3
Mystical Shine Ball x3
Archlord Krystia x2
Tragoedia x2
Sangan x1
Gorz, the Emissary of Darkness x1
Honest x1
Chaos Sorcerer x1
Black Luster Soldier - Envoy of the Beginning x1
(30)

Magias:
Mystical Space Typhoon x3
Pot of Duality x2
Monster Reborn x1
Heavy Storm x1
Mind Control x1
Dark Hole x1
(9)

Armadilhas:
Trap Dustshoot x1
(1)

Extra Deck:
Armory Arm x1
Magical Android x1
Ally of Justice Catastor x1
T.G Hyper Librarian x1
Briona, Dragon of the Ice Barrier x1
Black Rose Dragon x1
Stardust Dragon x1
Scrap Dragon x1
Trishula, Dragon of the Ice Barrier x1
Gachi Gachi Gansetsu x2
Leviair the Sea Dragon x1
Number 17: Leviathan Dragon x1
Number 39: Utopia x1
Wind-Up Zenmaines x1

Side Deck:
D.D. Crow x3
Gemini Imps x3
Chaos Sorcerer x1
Thunder King Rai-Oh x2
Smashing Ground x2
Mirror Force x1
Dimensional Prison x3
(15)

Como podem ver, o deck usa Veiler, Tour Guide e Sangan no Main deck e Rai-Oh no Side, justamente para acelerar ainda mais a vinda do BLS. Essa é uma build normal de Agent alterada para a base Chaos, e isso é só um exemplo de uma coisa que vem acontecendo em todo o metagame. Há quem diga que esse seja o retorno da era do caos. Conversa! A era do caos foi muito maior e mais apelona que isso, basta ler o começo do Post para perceber.

E o futuro?
 

Em meio a tanto poder, caos, e apelação, fica a dúvida: Black Luster Soldier vai voltar para onde nunca deveria ter saído, a lista de banidas? Não dá para responder ao certo. O natural é que ele voltasse para lá, afinal o que não faltam são motivos para isso levando em conta seu poder. No entanto, eu pessoalmente acho divertido ter ele por perto, pois além de ser nostálgico, é legal existir um monstro fodão que todos temem. 

Apesar disso, acredito que se a Konami for sensata, ela vai baní-lo, pois, por mais que eu não goste de admitir, BLS não faz bem ao Card Game. Sua parceria com Tour Guide diminuiu e muito a variedade de decks competitivos. Agora, se quer ser bom, tem que ter Tour Guide e BLS! Mesmo assim, talvez não fosse problema o soldado continuar limitado, contanto que algo seja feito a respeito de Tour Guide e Sangan. Enfim, só o tempo dirá o que vai acontecer, principalmente porque a Konami está cada dia mais imprevisível.

Curiosidades


-Black Luster Soldier- Envoy of the Beginning é uma evolução do monstro de ritual Black Luster Soldier.
-O nome dessa carta é o maior de todas as existentes até então no TCG.
-Essa carta é a carta que ficou banida por mais tempo antes de ser limitada novamente (6 anos).
-Essa carta é possivelmente a rival de Chaos Emperor Dragon - Envoy of the End.
-Sky Scourge Enrise e Ruin, Queen of Oblivion são versões pioradas desse monstro.
-Black Luster Soldier - Envoy of the Beginning pode representar Ra, o primeiro deus que segundo a mitologia egípcia surgiu do Caos, já que seu nome é Envoy of the Beginning, enquanto que Chaos Emperor Dragon pode representar Apep, a serpente do caos que ameaçou destruir toda a criação engolindo o Sol.

Conclusão
BLS merece o posto de Carta do Ano, não só por causa do seu retorno épico, mas também por ter moldado as bases do Metagame desde que voltou. Tour Guide fica com a prata na minha opinião, pois apesar de ser indispensável, deve parte de seu sucesso ao Envoy of the Beginning.








Comentários Facebook
8 Comentários

8 comentários:

Anônimo disse...

http://yugioh.wikia.com/wiki/Chaos_Sorcerer

Anônimo disse...

Eu ri muito com esse artigo. A época do Caos era CHAOS ao extremo. Naquela época eu tinha um deck de água (Competitivo) e deixou de ser pq quando o BLS entrava em campo, eu não tinha um ÁS na manga para derrotá-lo. Hoje uso um deck Light/Dark, sendo que antes da entrada do BLS, meu deck era 100% Light. Daí, precisei modificar pra colocá-lo no meu time de peso.que o BLS continuará sendo limitado, pois, na época que ele veio, nao tinhamos muitas opções de derrotá-lo. Hoje a base é bem maior.
Espero que a carta "Change of Heart" volte ao meta, da mesma forma que aconteceu com o Monster Reborn e Dark Hole. A época do Chaos NUNCA mais será como antigamente. A não ser que limitem todas as banidas, aí sim, teremos um carnaval de decks apelões.

Ps. Carlos.
Acredito

Anônimo disse...

ja cansei de virar jogo e tomar uma virada com ele, ele é legal mas muuuuito apelão, a konami só liberou ele pra ganhar uns trocados a mais, foi bom ter a chance de jogar com ele, já q na era chaos eu nao jogava ainda, mas realmente acho q ele vai ser banido.

Anônimo disse...

Concordo, o Metagame tá muito pocuo variado sem ele

Anônimo disse...

Um dos melhores posts que já vi, concerteza!
Ri muito tbm aki! " Im Back, Bitches!"
kkkkkkkkkkkkkkk

Cyberblu disse...

Excelente matéria, esta ficando cada dia melhor...

Quando ao BLS, eu temo ele (fiz até um deck no WC2011 com 3 dele + Kuribohs), e para ser sincero, eu não queria que essa baboseira de BLS e Tour Guide continuassem, tipo, a Konami deveria inventar outra ERA, tipo era do VAPOR, com decks Fire e Water ao mesmo tempo xD

Se entrarem no Dueling Network, todos os decks tem Tour Guide, Sangan, Gorz, Tragoedia, e por aí vai. Muitos duelistas desistem do card game por causa destes rolos...

Flw.

BuBa disse...

Lol curti a ideia da era do Vapor XD

Juan Oliveira disse...

Fato. Melhor post de todos XD

Yu-Gi-Hoje!
Design por: Felipe Leonel - Tecnologia do Blogger
Copyright © 2015
Todos os direitos reservados
imagem-logo