quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Arquétipos - Ninja

Eae pessoal! Finalmente, depois de milhares de pedidos de vários leitores diferentes, trago a vocês a tão aguardada matéria sobre os Ninjas! Espero que ela fique a altura dos vários pedidos que vocês fizeram. Sem mais, vamos começar:

História


CrimsonNinjaDR2-EN-C-UE.jpg      ArmedNinjaDB1-EN-C.jpg      StrikeNinjaDR2-EN-UR-UE.jpg
Armed Ninja,o primeiro Ninja de todos os tempos no mundo de Yugioh apareceu no primeiro booster a chegar no TCG: O Legend of Blue-Eyes White Dragon. Para vocês terem ideia de como ele é antigo, esse ninja foi um dos 5 primeiros monstros a possuir um efeito! Até então, os ninjas não eram nem de longe um arquétipo, pois só possuíam um membro.

Isso só foi mudar com a chegada do booster Invasion of Chaos, que trouxe Strike Ninja e Crimson Ninja, a counterpart do Armed, ao jogo. Aí, já era possível afirmar que esses guerreiros constituíam um mini-archetype, mesmo sem ter suportes ou efeitos que beneficiassem uns aos outros. A única coisa que os relacionava era que dois deles tinham efeitos de destruir Spells/Traps, mas isso não é nada muito marcante. Além disso, eles ganharam um equipamento só deles, a Fuhma Shuriken, mas ela também não tem nada de especial. Strike Ninja tem um efeito que não se relaciona em nada com os outros dois, pois tem como custo remover do jogo dois monstros DARK, sendo que os outros ninjas são EARTH, então era quase como eles não tivessem absolutamente nenhuma relação.

A próxima mudança, e com certeza a mais importante até então na história dos ninjas foi a chegada do booster Ancient Sanctuary, que trouxe a primeira carta realmente boa de suporte aos ninjas, a Ninjitsu Art of Transformation. Essa coleção trouxe também a Lady Ninja Yae, mas ela não é tão importante quanto essa Trap, cujo efeito você confere abaixo.


NinjitsuArtofTransformationSD8-EN-C-1E.jpg
Ninjutsu Art of Transformation
Ative essa carta sacrificando um monstro"Ninja" face-up no campo. Special Summon 1 monstro Beast, Winged-Beast ou Inseto com um nível igual ou menor ao do monstro sacrificado +3 da sua mão ou deck. Quando essa carta é removida do campo, destrua o monstro invocado.

Basicamente, sacrifique um Ninja e invoque um inseto, besta ou besta alada até 3 níveis mais fortes. Para quem não tinha nada especial, já está bom demais! Junte isso com Ninja Grandmaster Sasuke, que chegou no booster Soul of the Duelist sendo o melhor ninja até então, e você consegue a primeira ideia de deck baseada nos ninjas!

Depois da chegada de Sasuke, esses guerreiros passaram um booooooom tempo sem ganhar mais nada de tão importante. White Ninja chegou no The Lost Millenium para ajudar o arquétipo, mas isso não mudou o estilo de jogo dos guerreiros. O mesmo vale para Goe Goe the Gallant Ninja e Senior Silver Ninja, que chegaram respectivamente nos sets Force of the Breaker e Photom Shockwave.

Com esses monstros, mais a Ninjitsu Art of Transformation, foi possível fazer, como eu já disse, um deck jogável com os ninjas. Confiram abaixo uma decklist usando cartas presentes até o Photon Shockwave:

Ninja Dark Simorgh

Monstros:
Dark Simorgh x3
Ninja Grandmaster Sasuke x3
Strike Ninja x2
Goe Goe the Galant Ninja x2
Effect Veiler x2
Brain Crusher x1
Black Luster Soldier - Envo of the Beggining x1
Maxx "C" x2
A Cat of Ill Omen x1
(17)

Magias:
Pot of Duality x3
Reinforcements of the Army x1
Monster Reborn x1
Dark Hole x1
Heavy Storm x1
Mystical Space Typhoon x2
Book of Moon x1
(10)

Armadilhas:
Ninjitsu Art of Transformation x3
Ninjitsu Art of Decoy x2
Starlight Road x1
Trap Dustshoot x1
Mirror Force x1
Torrential Tribute x1
Solemn Warning x2
Solemn Judgement x1
Imperaral Custom x2
(14)

Extra Deck:
Stardust Dragon x2
Number 39: Utopia x2
Steelswarm Roach x2
Number 16: Shock Ruler Conquerour of Colors x1
Black Rose Dragon x1
AOJ Catastor x1
T.G. Hyper Librarian x1
Brionac x1
Kachi Kochi Gragon x1
Scrap Dragon x2
Trishula x1
(15)

Uma carta que esqueci de mencionar antes e que já existia e já era útil é a Ninjitsu Art of Decoy:

NinjitsuArtofDecoyDR3-EN-C.png
Selecione 1 "Ninja" face-up no seu lado do campo. O monstro selecionado não pode ser destruído por batalha (cálculo de dano é aplicado normalmente).

Uma cartinha chata, pode dar uma boa dor de cabeça ao oponente junto de Imperial Custom. É boa para segurar o jogo enquanto a Art of Transformation não chega.

Sobre o deck, ele é bem simples: invocar Dark Simorgh rapidamente com o efeito de Ninjitsu Art of Transformation para fazer um Lockdown. Como são usados monstros WIND e DARK, dá para chamar o passarão mesmo sem a ajuda dos ninjas. Brain Crusher serve como alternativa a Dark Simorgh.

 Até esse ponto, os ninjas viviam na mediocridade e no esquecimento. Aparentemente, eles não tinham muita esperança como arquétipo. Mas então, tudo mudou com a chegada do booster Order of Chaos.

ORCS-BoosterEN.jpg
Order of Chaos significou, para os ninjas, muito mais que um divisor de águas: significou o real nascimento deles como um arquétipo bom e jogável! Vamos analisar as cartas que vieram (e vão vir, no caso do TCG) nesse pack. 

Pra começo de conversa, é necessário dizer que os ninjas que apareceram no Order of Chaos podem ser divididos em dois grupos: os "normais" e os Armor Ninja, um sub-arquétipo. Vamos começar falando desses segundos.

EarthArmorNinja-ORCS-EN-OP.jpg AquaArmorNinja-ORCS-EN-OP.jpg
FlameArmorNinja-ORCS-EN-OP.jpg AirArmorNinja-ORCS-EN-OP.jpg
Os Armor Ninja são um sub-arquétipo dos ninjas. São formados por 4 monstros de efeito + 2 Xyz. Cada um dos integrantes desse grupo representa um dos 4 elementos (água fogo terra e ar), e tem o nome do elemento que eles representam escrito atrás deles em japonês e inglês. O estilo de jogo dos Armor Ninja se concentra em moldar seus níveis para fazer Xyz de Rank 4 ou 5. Vamos ver os efeitos de cada um deles:

EarthArmorNinja-ORCS-EN-OP.jpg

Earth Armor Ninja
ATK:1600 DEF:1200
Se seu oponente controla um monstro e você não controla monstros , você pode Special Summon esse card da sua mão.

Um efeito idêntico ao do Cyber Dragon, aparentemente a única diferença é que ele é masi fraco. No entanto, Earth comba com os outros Ninjas, e é o material principal tanto para Xyz de Rank 4 quanto de 5 em decks do tema. 1600 de ataque são um obstáculo para ele. Seria muito melhor se tivesse 1500 ou um pouco menos, pois aí seria buscável por Sangan e Giant Rat. 

FlameArmorNinja-ORCS-EN-OP.jpg
Flame Armor Ninja
ATK:1700 DEF:1000
Quando esse card é invocado, escolha um Ninja no seu campo e aumente seu nível em 1.

Sabendo o efeito dele, já dá para ter uma ideia de como funciona um deck focado nesse sub-arquétipo. Você special summon Earth, normal summon Flame e aumenta o nível dele em 1 com o próprio efeito, tornando possível fazer Xyz de Rank 5 com grande facilidade.

AirArmorNinja-ORCS-EN-OP.jpg
Air Armor Ninja
ATK:1400 DEF:1400
Quando esse card é invocado, escolha um Ninja no seu campo e diminua seu nível em 1.

Air faz exatamente o contrário de Flame: ele tira um nível de um Ninja no seu campo. Com ele, você Special Summon Earth, normal summon Air, tira um nível do Earth e faz Xyz de Rank 4. Assim, enquanto que Flame é apropriado para Xyx de Rank 5, Air é bom para chamar monstros de Rank 4.

AquaArmorNinja-ORCS-EN-OP.jpg
Aqua Armor Ninja
ATK:800 DEF:1600
Se você tiver outro Ninja no cemitério, você pode banir essa carta do seu cemitério para negar um ataque direto de um monstro do oponente.

Aqua tem um efeito que não se relaciona diretamente com o resto dos Armor Ninja, mas que é bem vindo no deck justamente por desempenhar um papel de Necro Gardna, negando ataques do oponente com algumas restrições. Se vale a pena usar ele no deck Ninja ao invés do clássico Gardna é vocês quem sabem, eu pessoalmente acho ele melhor nesse tipo de deck porque é Warrior, Ninja, e tem Rank 4, então ele acaba sendo bem útil apesar das restrições.

BladeArmorNinja-ORCS-EN-OP.jpgNumber12CrimsonShadowArmorNinja-ORCS-JP-UR.jpg
Falei até demais que os Armor Ninja são próprios para fazer Xyz de Rank 4 e 5, mas esqueci de mencionar que eles têm monstros só deles. O primeiro, que vocês vem à esquerda logo em cima, é o Blade Armor Ninja, de Rank 4 e com um ótimo efeito. Seus materiais são dois monstros Warrior, então ele não se encaixa em qualquer deck, mas é perfeito para os ninjas. Seu efeito o permite separar uma unidade Xyz dele para escolher 1 ninja no campo, e esse monstro pode atacar duas vezes até o final do turno. Como ele é um ninja, nada te impede de escolher ele para atacar diretamente duas vezes e arrancar 4400 pontos de vida do oponente.

O que está a direita é o Number 12: Crimson Shadow Armor Ninja, um Xyz de Rank 5. Ele não tem materiais específicos, pode ser feito com quaisquer dois monstros de nível 5. Isso é complicado, mas seu excelente efeito compensa a dificuldade de invocação. No turno de qualquer jogador, você pode separar uma unidade XYZ dele para fazer com que nenhum Ninja no campo não possa ser destruído por efeitos de cartas ou por batalha, até o final do turno. Isso significa que não adianta o oponente vir com Mirror Force, Bottomless, Torrential, ou qualquer outra carta de destruição, você pode continuar suas jogadas tranquilamente sem ter medo de cartas chatas (menos Compulsory Evacuation e Dimensional Prison hehe). Seja como for, ele pode dar uma boa dor de cabeça ao adversário.

Feita a análise dos Armor Ninja, vamos passar para os ninjas "normais".Esses ninjas foram os verdadeiros responsáveis pelo renascimento do arquétipo, trazendo velocidade e  um bom funcionamento para o deck dos ninjas. Na verdade, foram mais precisamente dois ninjas que trouxeram todos esses benefícios. Vejam:

NinjaMasterHanzo-ORCS-JP-SR.jpg
Ninja Grandmaster Hanzo
Quando esse card é normal summoned, adicione 1 carta "Ninjitsu Art" do seu deck para sua mão. Quando esse card é special ou flip summoned, adicione um Ninja do seu deck para sua mão, exceto Ninja Grandmaster Hanzo.

Hanzo é, na minha opinião, o ninja mais importante de todos, servindo como um buscador duplo. Primeiro, quando ele é invocado normalmente, você pode trazer uma Ninjitsu Art do deck para a mão, o que é ótimo (vamos falar mais delas mais para frente). Depois, quando ele é special ou flip summoned, um Ninja vem do deck para a mão, exceto ele mesmo. Isso dá uma grande velocidade ao deck, principalmente porque há uma carta que pode trazer ele por special summon com incrível facilidade. Ele é:

UpstartGoldenNinja-ORCS-EN-OP.jpg
Upstart Golden Ninja
Uma vez por turno, você pode mandar uma Trap da sua mão para o cemitério para special summon 1 Ninja do seu deck na posição de defesa face-up ou face-down.

Esse é um Summoner Monk especial para os ninjas, que pode trazer Hanzo do deck com um custo bem baixo. Assim, é possível fazer Xyz de Rank 4 e ainda adicionar outro ninja para a mão, para dar continuidade aos combos. Outra coisa importante é o fato dele ser LIGHT. Como Hanzo é DARK, isso torna viável facilmente a base Chaos em um deck ninja, sem sequer precisar mudar a estrutura do deck. Nada mau! 

MaskedNinjaEbisu-ORCS-JP-C.jpg
Masked Ninja Ebisu
Uma vez por tuno, se você controla outro Ninja exceto "Masked Ninja Ebisu", retorne um número de Spells e Traps no campo do oponente para a mão igual ao número de Ninjas que você controla. Nesse turno, "Goe Goe the Gallant Ninja" pode atacar diretamente.

Ebisu também chegou no Order of Chaos, e eu já vi bastante gente usando por conta do seu efeito com cara de Giant Trunade. Além disso, ele ajuda Goe Goe the Gallant Ninja bastante a ativar seu efeito que ativa quando ele inflige dano ao oponente, mas isso não é tão importante visto que Goe Goe não é muito usado nos decks Ninja atuais.

Esses ninjas todos lançaram no Order of Chaos, e deram um grande up nos decks desse tema. Mas tão importante quanto a chegada dos novos ninjas foi a chegada de novas Ninjitsu Arts, o grupo de Traps e uma Spell que são diretamente relacionadas aos ninjas. Essas novas cartas são praticamente tão responsáveis pelo sucesso dos ninjas quanto eles próprios, desempenhando as mais diversas funções. Não é por acaso que Hanzo busca Ninjitsu Arts do deck: ele faz isso porque elas, especialmente uma, dão uma cara completamente diferente a esses guerreiros. Vejam a mais importante:

NinjitsuArtofSuperTransformation-ORCS-EN-OP.jpg
Ninjitsu Art of Super-Transformation
Escolha um Ninja no seu campo e um monstro face-up no campo do oponente. Mande-os para o cemitério e special summon 1 monstro Dragon, Sea-Serpent ou Dinossaur do seu deck cujo nível seja igual ou menor a combinação dos níveis dos monstros mandados ao cemitério. Se essa carta sai do campo, bana o monstro invocado.

Como o próprio nome sugere, essa carta é um upgrade da Ninjitsu Art of Transformation. Com ela no deck, basta invocar Hanzo, buscá-la, baixá-la e esperar o oponente invocar um monstro para mandá-lo ao cemitério e invocar algo mais forte do deck. Se o monstro mandado for de nível 4,  é possível chamar monstros de nível 8 muito poderosos, como Tyrant Dragon, Dark Horus, Ultimate Tyrano, e muitos outros. A maioria dos decks ninja atuais se baseiam nessa carta, e provavelmente isso vai ser ainda mais forte no TCG por causa de uma carta exclusiva que está por vir:

WhiteDragonNinja-ORCS-EN-OP.jpg
White Dragon Ninja
Não pode ser Special Summoned exceto por uma carta Ninjitsu Art. Spells e Traps que você controle não podem ser destruídas por efeitos de cartas.

Tá mais do que óbvio que essa carta foi feita para a Super-Transformation. E o bom dela é que além de ser nível 7, o que facilita sua vinda com a Ninjitsu Art, ela protege suas magias e armadilhas de efeitos do oponente, impedindo que ela saia facilmente de campo. 

ArmoredNinjitsuArtGoldConversion-ORCS-JP-C.jpg
Armored Ninjitsu Art: Glod Conversion
Se você controla 1 Ninjitsu Art face-up no campo, destrua todas as Ninjitsu Arts que você controla e compre 2 cartas.

Voltando às Ninjitsu Arts, essa é a única spell entre elas e é também uma das melhores, pois dá um draw power aos ninjas que eles normalmente não têm. É claro que ela não é tão boa se usada junto da Super-Transformation, pois nesse caso o monstro seria banido, mas há outras artes que você pode destruir para aumentar sua mão. Vejamos algumas:


ArmorNinjitsuArtofRustMist-ORCS-EN-OP.jpg ArmorNinjitsuArtofFreezing-ORCS-EN-OP.jpg
Essas são duas Ninjitsu Arts que você pode destruir sem problemas, além de serem úteis em decks ninja. A primeira corta pela metade o ataque de monstros que o oponente invoque especialmente enquanto você tiver um ninja no campo. A segunda te permite bloquear ataques do oponente e não permitir que eles troquem a posição de batalha enquanto você controlar um ninja. São boas cartas para poder ativar a Gold Conversion.

Como já falamos de praticamente todas as cartas Ninja, vamos a algumas decklists:

Dragon Ninja

Monstros:
D.D. Crow x1
Snowman Eater x1
Lightpulsar Dragon x1
Darkflare Dragon x1
 Upstart Golden Ninja x3
Ninja Grandmaster Hanzo x3
Thunder King Rai-Oh x3
Debris Dragon x1
Black Luster Soldier -Envoy of the Beggining x1
(15)

Spells:
Heavy Storm x1
Pot of Duality x3
Reinforcements of the Army x1
Dark Hole x1
Mystical Space Typhoon x2
Book of Moon x1
(9)

Traps:
Compulsory Evacuation Device x2
Torrential Tribute x1
Starlight Road x1
Trap Dustshoot x1
Chain Disappearence x1
Bottomless Trap Hole x2
Ninjitsu Art of Super-Transformation x3
Call of the Haunted x2
Solemn Warning x2
Solemn Judgement x1
(16)

Extra Deck:
Black Rose Dragon x1
Chimeratech Fortress Dragon x1
Trident Dragion x1
Stardust Dragon x1
Gemknight Pearl x1
Evighisky Merrowgeist x1
Steelswarm Roach x1
Vylon Disigma x1
Number 39: Utopia x1
C.Number 39: Utopia Ray x1
Blade Armor Ninja x2
Daigusto Emeral x1
Number 16: Shock Ruler Conquerour of Colors x1
Lavalval Chain x1

Obs: Decklist de Hekate, que pegou top 8 em um torneio do OCG. Extraída do site Shriek.

Como podem ver, esse deck usa os ninjas para trazer os dragões Lighpulsar Dragon e Darkflare Dragon mais rapidamente ao campo usando a Ninjitsu Art of Super-Transformation.

Armor Ninja

Monstros:
Earth Armor Ninja x3
Flare Armor Ninja x3
Air Armor Ninja x2
Aqua Armor Ninja x2
The Tricky x2
Ninja Grandmaster Hanzo x3
 Upstart Golden Ninja x3
(18)

Spells:
Reinforcements of the Army x1
Pot of Duality x3
Monster Reborn x1
Book of Moon x1
Armored Ninjitsu Art: Gold Conversion x3
Heavy Storm x1
Mystical Space Typhoon x2
(11)

Traps:
Ninjitsu Art of Freezing x3
Ninjitsu Art of Rust Mist x2
Mirror Force x1
Trap Dustshoot x1
Solemn Warning x2
Solemn Judgement x1
Bottomless Trap Hole x1
Torrential Tribute x1
(12)

Extra Deck:
Number 12: Crimson Shadow Armor Ninja x2
Armor Ninja Blade Heart x2
Tiras, Keeper of Genesis x1
Adreus, Keeper of Armageddon x1
Number 39: Utopia x2
Steelswarm Roach x1
Number 16: Shock Ruler Conquerour of Colors x1
Vylon Disigma x1
Daigusto Emeral x1
Lavalval Chain x2
Gem-Knight Pearl x1

Esse deck aqui tem como estratégia aquilo que foi descrito na parte dos Armor Ninja, ou seja Xyz de Rank 4 e 5. The Tricky ajuda Earth na falta do Flare e Lavaval Chain manda Aqua para o cemitério.

Jurrac Ninja

Monstros:
Upstart Golden Ninja x2
Jurrac Velo x1
Jurrac Guaiba x3
Ninja Grandmaster Hanzo x3
Thunder King Rai-Oh x3
Effect Veiler x2
Black Luster Soldier - Envoy of the Beggining x1
(15)

Spells:
Heavy Storm x1
Armored Ninjitsu Art: Gold Conversion x1
Pot of Duality x3
Monster Reborn x1
Reinforcements of the Army x1
Dark Hole x1
Forbidden Lance x3
Book of Moon x1
(12)

Traps:
Compulsory Evacuation Device x1
Torrential Tribute x1
Starlight Road x1
Mirror Force x1
Trap Dustshoot x1
Ninjitsu Art of Super-Transformation x3
Bottomless Trap Hole x2
Solemn Warning x2
Solemn Judgement x1
(13)

Extra Deck:
Chimeratech Fortress Dragon x1
AOJ Catastor x1
Brionac x1
Trishula x1
Stardust Dragon x1
Gem-Knight Pearl x1
Evighisky Merrowgeist x1
Steelswarm Roach x1
Vylon Disigma x1
Evolzar Laggia x2
Number 39: Utopia x1
Number 16: Shock Ruler Conquerour of Colors x1
Blade Armor Ninja x1

Obs: decklist de nadja, extraída do mesmo torneio OCG do primeiro deck.

Esse aqui usa a base ninja para dar mais velocidade ao deck Jurrac Xyz, usando de novo a Super-Transformation para chamar, dessa vez, dinossauros.

Curiosidades


- Goe Goe the Gallant Ninja, Lady Ninja Yae, Masked Ninja Ebisu e Grandmaster Ninja Sasuke foram baseados na série de videogames da konami Ganbare Goemon.

-Os Armor Ninja são usados no anime por Yamikawa.

-A carta Blind Spot Strike sugere que os ninjas tenham uma rivalidade com os Six Samurais. Para checar nossa fanfic sobre isso, clique aqui!

Bom galera, é isso, espero que a matéria tenha valido a espera! Não se esqueçam de comentar e até mais!
Comentários Facebook
10 Comentários

10 comentários:

7Rs Team Leader disse...

Legal, gostei. Mas uma vez os ninjas dominando a parada! E tenho certeza que esse arquétipo não será esquecido tão cedo!

Boa matéria, flw.

EclipseAgito229 disse...

A mim também; Esse arquetipo tem altas chances de tornar-se Meta em pouquíssimo tempo.

gabriel disse...

Bom Post xD
Ninjas Ownando No Yugioh (O.O)

Anônimo disse...

Ninja ownando geral.
7RS postou anteriormente = White Dragon Nina + Safe Zone + Wall of Revealing Light = MOTHERFUCKING.

O bom dos Ninjas é que dá pra fazer trocentos tipos de Decks. Bem mais versáteis que os enjoados Six Samurais.

7Rs Team Leader disse...

Concordo com o anônimo acima...

Anônimo disse...

Uma das melhores matérias, bem merecida. É como um presente pra aqueles que ficaram na espera.

White Dragon Ninja uma das melhores cartas exclusivas. Deck Light ou Dragao agradecem.

Ps. Carlos

7Rs Team Leader disse...

Todos os decks agradecem esse presentão.

femt disse...

Simplismente magnifico mto bom, vou passar a vir aki mais vezes pra ver posts dessa qualidade, porra post de algo q agente joga neh pelo amor de Deus hj 70% do mundo yugioh eh online com o dn intaum vamos mostrar decks assim. mtu bom msmo parabens pessoal otimo trabalho!

Diego disse...

Nossa fiquei 2 meses sem comprar Packs aqui no Japão e ja lançou este novo arquetipo, vou ver se compro parece bom. Sempre estou acompanhando!!

Anônimo disse...

Deck Ninja supremo!!!!! Tinha deixado de jogar yugioh por conta da ausencia de suportes para este arquetipo. Agora voltarei a jogar com um grupo muito massa e que até então eram esquecidos.

Yu-Gi-Hoje!
Design por: Felipe Leonel - Tecnologia do Blogger
Copyright © 2015
Todos os direitos reservados
imagem-logo