sexta-feira, 27 de maio de 2011

Arquetipos: Monarcas

E aí, galera! Antes de mais nada, gostaria de dizer que andei sumido por um tempo porque meu dia está super sobrecarregado, mas prometo que a partir de agora vou me esforçar para postar mais. Bom, vamos ao que interessa. Hoje estou trazendo para vocês a análise de um Arquétipo que muitas vezes nem é considerado um por não possuir suportes. Isso mesmo, estou falando dos incríveis Monarchs!
Monarch

Os Monarchs são um arquétipo bem antigo, mas que ganhou forças apenas recentemente ( ou, nem tanto). Como já foi dito, eles não possuem suportes, sendo apenas um grupo de monstros com 2400 de ATK e 1000  de DEF, nível 6 ( com exceção de Zaborg, que é nível 5), e com um efeito que ativa quando ele chega em campo. Há um monarca para cada atributo, com exceção de LIGHT e DARK, que possuem 2 cada. Aí vão eles:

CaiustheShadowMonarchGLD2-EN-GUR-LE.jpg
O melhor de todos os monarcas, já chega em campo removendo qualquer carta do jogo, podendo essa carta ser monstro magia e armadilha. E ainda, como bônus, se você remover um monstro DARK, seu oponente perde 1000 de vida :) Caius é um dos únicos (se não o único) monarca que é encontrado diversos outros decks além dos baseados em seu arquétipo.

RaizatheStormMonarchGLD2-EN-GUR-LE.jpg
Com certeza o segundo melhor monarca, é excelente contra Synchros e outros monstros difíceis de matar, pois ao ser invocado manda uma carta de volta para o topo do deck. Sem falar de seu ótimo tipo Winged-Beast.

DelgtheDarkMonarchSTBL-EN-SR-1E.png
O mais novo monstro do arquétipo pode ser muito útil se usado com sabedoria. É o único monarca junto com Kuraz cujo efeito pode ser ativado quando Special Summoned, o que também é muito bom. Seu efeito dá a você controle do cemitério do oponente e o permite tirar de lá cartas que não deveriam sair de lá, como Dandylion. Além do mais, mandar cartas do deck do oponente para a tumba é sempre bem vindo. Seu maior ponto fraco é não poder atacar no turno em que vem ao campo.

ZaborgtheThunderMonarchGLD2-EN-C-LE.jpg
O efeito de Zaborg não chega a ser horrível, mas ele é geralmente deixado de fora dos decks por ser perfeitamente substituível por Caius ou até Raiza. Um grande ponto fraco em seu efeito é o fato de que você é obrigado a destruir um monstro, chegando a tem que destruir o próprio Zaborg em último caso.

GranmargtheRockMonarchGLD2-EN-C-LE.jpg
Outro carinha que é completamente substituível por ter um efeito de destruição limitado a cartas face-down. Granmarg chegou a ter seus momentos de glória, mas não há mais espaço para ele em deck Monarch algum.

ThestalostheFirestormMonarchGLD2-EN-C-LE.jpg
Thestalos é outro dos melhores monarcas. Seu efeito faz com que seu oponente perca uma carta na mão, o que é excelente, considerando que essa carta perdida possa ser uma spell ou trap importante. De quebra, se a carta mandada for um monstro, seu oponente perderá life points iguais ao nível do monstro x100. Provavelmente você não machucará seu oponente com esse efeito, mas é melhor que nada.

MobiustheFrostMonarchGLD2-EN-C-LE.jpg
Mobius é muitas vezes esquecido, mas seu efeito respeitável faz dele presença em muitos decks, principalmente agora que Heavy Storm foi banida. Hoje em dia, não é qualquer carta que consegue destruir spells ou traps facilmente, e é por isso o monarca de água merece um espaço em decks monarch, na minha opinião.

KuraztheLightMonarchLODT-EN-SR-LE.jpg
O monarca mais ambíguo de todos é Kuraz. Por um lado, seu efeito é destruidor e pode destruir duas cartas quaisquer em campo. Por outro, se você decidir destruir duas cartas do oponente, ele comprará duas cartas, o que dá a ele uma vantagem imensa. Esse ponto fraco somado ao de que ele não pode atacar no turno em que chega em campo torna o monarca luminoso uma raridade de se ver nos decks de hoje em dia.

Apresentados os membros do arquétipo, vamos falar dos decks baseados neles. O mais simples de todos consiste em criar Tokens e fazer diversas special summons para poder então tributar esses monstros para invocar os monarcas. Cartas que são geralmente usadas são Cyber Dragon, The Tricky, Dandylion, Marshmallon, e outras. No entanto, o deck saiu de moda por ser simples demais. Depois disso, algum jogador experiente teve a idéia de combinar os Monarch a um outro famoso arquétipo: os Frog!  Surgiu a idéia de abusar do poder de special summon de cartas como Treeborn Frog, Ronintoadin, Swap Frog, Substitoad, etc para poder chamar  Caius, Raiza, Mobius ou Thestalos ao campo. A idéia foi muito bem sucedida e o deck fez até que bastante sucesso. Foi aí que a terrível lista fez seu trabalho mais uma vez e baniu Substitoad, o que tirou muito poder e velocidade do deck e fez com que ele caísse no esquecimento. Esse esquecimento durou até o lançamento do booster Starstrike Blast, que trouxe para o mundo de Yugi o seguinte carinha:
FormulaSynchronSTBL-EN-R-1E.png

Formula Synchron possibilitou que os monarcas renascessem das cinzas! Foi criado o deck Formula Monarch que usa a mesma base do Frognarch, mas acrescentando Fishborg Blasters no Main deck e Formula Synchron no Extra deck. Desse modo, o deck consegue não só abusar do poder de special summon dos sapos como também do poder de compra de FS, que graças a inúmeros combos ( que são difíceis de explicar agora, depois eu faço um post mais específico sobre esse deck) pode ser invocado todo turno e ainda fazer com que sobrem monstros a ser tributados para a invocação dos Monarch. E é nesse formato que os monarcas se encontram atualmente. Aí vai uma decklist de Formula Monarch:


Monstros:
Caius, the Shadow Monarch x3
Raiza, the Storm Monarch x1
Mobius, the Frost Monarch x2
Thestalos, the Firestorm Monarch x1
Treeborn Frog x2
Swap Frog x2
Fishborg Blaster x2
Genex Undine x3
Genex Controller x2
Debris Dragon x2
Snowman Eater x1
Battle Fader x2
Gorz, Emissary of Darkness x1
(24)

Magias:
Enemy Controller x3
Soul Exchange x2
Pot of Avarice x1
Monster Reborn x1
MST x2
Giant Trunade x1
One for One x1
Moray of Greed x1
Dark Hole x1
Foolish Burial x1
Upstart Goblin x2
(16)

Extra Deck:
Formula Synchron x3
Stardust Dragon x2
Shooting Star Dragon x1
Scrap Dragon x1
Black Rose Dragon x3
Gungnir, Dragon of the Ice Barrier x1
Trishula, Dragon of Ice Barrier x1
Brionac, Dragon of the Ice Barrier x1
Gaya Knight, Force of the Earth x1
T.G. Hyper Librarian x1
(15)

É isso aí pessoal, qualquer dúvida sobre o deck é só postar um comentário! Flw!
Comentários Facebook
2 Comentários

2 comentários:

Savio disse...

muito bom vou testar e mandas umas ideias

Anônimo disse...

Pra mim as melhores cartas sao Caius e Mobius.... meu deck monarc tem 3x ambos... e 1 Raiza.

Yu-Gi-Hoje!
Design por: Felipe Leonel - Tecnologia do Blogger
Copyright © 2015
Todos os direitos reservados
imagem-logo