Fala galera, eu sou o Wanderley Cristante (mas podem me
chamar de WC) e sou o novo redator do Yu-Gi-Hoje.
A principio, o Buba me contratou (rs) para substituir o Rick
e postar sobre o universo competitivo do jogo, mas também pretendo ajudar em outras categorias
do blog principalmente em analises de novas cartas, combos e decks. Também já conversei
com o Buba e pretendo “reviver” algumas seções esquecidas do blog, eu to com um projeto grande para "cartas que contam histórias". Aguardem !
Para minha primeira postagem, eu vou falar dos novos
lightsworns e as mudanças que eles proporcionaram na jogabilidade do deck.
Primeiro vamos conhecer esses novos membros da família LS.
Minerva,
Lightsworn Maiden
A caçula, tem um efeito legal quando é normal summon que
pode te dar um Judgement dragon na mão, mas até que você tenha oito lightsworns
com o nome diferente no cemitério pode demorar um pouco. E também é muito
melhor gastar seu normal summon com uma Lumina ou com uma Lyla.
Mas é possível usar
esse efeito em algumas variações com eclypse wyvern e até mesmo em decks chaos dragon
buscando o lightspulsar.
Quando ela é enviada da mão ou do deck para o cemitério você tomba (vou usar esse termo quando me referir ao milhagem dos LS pq quando eu uso essa palavra milhagem eu lembro de milho e começo a rir sozinho) uma carta a mais.
Opa! Comba perfeitamente com a lumina, solar recharge e
beckoning light e também com a dinâmica de todos os LS. Pode ser apenas uma
carta, mas ajuda e muito a acelerar o deck, ainda mais se por sorte a carta
tombada for um Wolf.
Na end tombe duas cartas do deck se você controla-la
face-up. Normal, estranho seria se ela não fizesse isso KKKK.
Raiden, Lightsworn Assailant
"You can send the top 2
cards of your Deck to the Graveyard, and if you do, if there is a "Lightsworn" monster among those cards, this card gains 200 ATK until your
opponent's End Phase. You can only use this effect of "Raiden,
Lightsworn Assailant" once per turn. During each of your End Phases: Send the top 2
cards of your Deck to the Graveyard. You must control this face-up card to activate and to resolve this effect."
Raiden da uma velocidade ainda maior que minerva.
Com ele é possível tombar quatro cartas do deck.
Seu primeiro efeito, ignition, te permite tombar duas
cartas. Se pelo menos uma delas for um LS ele ganha 200 de atk até a end do
oponente (é sempre bom ter um bater com 1900 de atk).
Por ser tuner, Raiden te da acesso fácil a synchros de nível
7 e 8 (veremos adiante) e XYZ rank 4 como starliege paladinamo (não tem coisa
melhor do que negar o efeito do dracossack com esse cara *.*).
Michael, Lightsworn
Lord
O novo boss monster dos lightsworn. Michael, o domador de
judgement dragons kkkkkk.
Tem um efeito semelhante ao seu bichinho de estimação.
Por pagar 1000 pontos de vida, remova uma carta face-up no campo. Um
efeito destruidor que te ajuda a se livrar de cartas chatas como zenmaines e dracossack
(sim, eu odeio esse bicho).
Quando destruído, você pode escolher um numero qualquer de
LS no seu cemitério e embaralhe-os no seu deck. Se fizer isso, ganhe 300 de vida
para cada carta retornada por esse efeito. Nada mais justo. Ajuda a recuperar a
vida que você pagou para ativar seu efeito.
Na end, tombe 3 cartas.
Depois das apresentações, vamos ao deck.
Essa é o deck que eu estou usando atualmente no YGPro (por
favor, ignorem o side).
Com esses três novos membros, o deck passa a ter mais uma
força, os Synchros.
Graças a Raiden e Minerva, é fácil fazer synchros de nivel 7
(Michael, black rose, scred wyvern) e 8 (stardust, scrap dragon, crimson
blader) e até nível 11 (star eater)
Minerva é mais eficiente nos synchros de nível 7, mas para
isso é preciso que haja um nível 4 no campo, por isso eu acho ela menos eficiente que Raiden.
Dá até para usa-la junto com a lumina, mas depois que brionac foi banido não tem
nenhum outro synchro nível 6 decente. Nesse caso é melhor fazer um XYZ rank 3,
de preferencia zenmaines.
Raiden fica com os synchros nível 8. Com seu primeiro efeito
se por acaso você tombar um Wolf, é um synchro nível 8 ou um XYZ rank 4 com
apenas uma carta.
Ele é ainda melhor se usado em conjunto com a Lumina, o que
te garante um Michael fácil no campo.
Se você quiser partir para uma postura mais agressiva, o
deck conta com os 3 JD e 2 Lgt Gearfried. Que te ajudam na hora de secar recursos
do oponente e dar aquele OTK bonito.
Agora falando sobre o meta.
Eu estou jogando com o deck a mais de um mês no YGPro.
Em média meus resultados foram:
VS Dragon Rulers plat e variantes:
Para superar esse deck do capeta, você precisa ser mais rápido que ele. Nos dois primeiros turnos, tente mandar os LS o mais rápido para o grave, para poder chamar o JD ou o Lgt Gearfried e acabar com a vida do oponente.
(o recalque do seu dracossack bate no meu michael e é removido de jogo).
Se ele conseguir usar um Big eye efetivo no seu JD é gg.
VS Dragunitys e Variantes:
Enfrentar um Stardust com o JD é sempre chato, ainda mais se o oponente usar alguma coisa para se defender do seu ataque.
Siga a dinâmica de secar recursos.
Nesse caso o ideal é usar Michael e em seguida JD.
Vs Evilswarm:
Ophion impede OTKs e também que o JD limpe o campo.
Um paladinamo usado na hora certa pode garantir a vitoria.
VS Bujins:
Sempre contra eles você vai enfrentar apenas um monstros e umas 2/3 set cards.
Black rose limpa o campo e JD termina o serviço. (pode fazer sem medo, o deck não oferece proteção contra destruição em massa).
VS Noble Knight:
O deck do momento. Mas ainda não tem como saber se ele vai vingar no meta.
Enfrentei alguns e perdi pois não sabia os efeitos, então não consegui destruir/negar a carta certa.
Posso dizer que potencial não falta, mas analisando as partidas em que joguei, para ganhar deles tente se defender dos atks com Gardna e Honest. Encaixe um Michael na hora certa e vença (nenhuma das espadinhas oferece proteção contra remoção).
VS Mermail:
Só uma coisa a dizer. JD tem 3000 de atk e abyssgayos tem 2800.
Abyss- sphare nao é nada enquanto você tiver bastante vida.
Outros decks:
Resumidamente. Defende, defende e ataca.
Tenha sorte na hora de tombar as cartas. (Ex: se as 3 solar recharge caírem no cemitério ao mesmo tempo de quit na partida).
Ainda falando em SRecharge, duas dela ativadas no mesmo turno é praticamente gg a seu favor.
Comentários finais:
O deck tem muito potencial para bater de frente com os outros decks metas (nada que se compare a era de ouro dos LS com 3x charge e 3x honest. Só quem jogou contra sabe).
Mas ainda falta alguma carta para o tema decolar mais uma vez. Quem sabe um buscador (já que charge está limitada e eu sempre acabo tombando ela), alguma coisa tipo, "Se essa carta é destruída por batalha e enviada ao cemitério; envia duas cartas do topo do seu deck para o cemitério. Se fizer isso, adicione um "Lightsworn" do seu deck para sua mão". Já ajuda.
Na V-jump de fevereiro de 2014 vai vir um novo LS, podemos esperar alguma coisa dele.
Outro ponto fraco do deck é veiler. Uma veiller que você leva
na Lumina ou no Raidem atrasa muito as jogadas, visto que a sua mão fica sempre
cheia de monstros de nível alto ou nível 4 que não podem te ajudar caso você não
consiga uma boa presença de campo (e isso acontece em 80% das open hands, sem
contar nos Wolfs travando a mão).
Em termos técnicos. Se nas duas primeiras rodadas você
não conseguir colocar pelo menos 15 cartas do seu deck no cemitério,
provavelmente você vai perder esse duelo.
É isso ai, espero que tenham gostado.
Essa é minha primeira postagem, então eu preciso da opinião
de vocês para melhorar.
Abrs e T+