Yo! Chegamos a mais um mês e isso significa mais um Yu-Gi-Oscar na área. Resolvi seguir com o tema
tipos e por isso esse mês vocês terão que escolher qual é o melhor representante de uma das categorias de monstros mais relevantes: os
Machine. Fazer uma seleção de 10 não foi nada fácil para mim e acredito que também não será para vocês, então pensem bem antes de votar e votem com sabedoria. Sem mais delongas, vamos aos indicados!
Gadgets
Começamos nossa lista desse mês não com um monstro, mas com três! Simplesmente não dá para pensar nos Gadgets separadamente, pois eles só funcionam bem em conjunto - e muito bem. Apesar de não serem o único grupo de monstros com mecânica de um-busca-o-outro, os Gadgets são os que melhor executam essa estratégia e por isso, ainda que tenham altos e baixos, eles nunca ficam completamente esquecidos e irrelevantes para o jogo competitivo. Outro aspecto importante deles é sua versatilidade, podendo servir de tributos, food, e, principalmente, Xyz materials. Por essas e outras é não indicar esses três monstrinhos seria um absurdo sem fim.
Ally of Justice Catastor
Catastor é um dos poucos Synchros genéricos que conseguiu nunca sair de moda, sendo visto em praticamente todo deck que ainda usa os monstros branquelas. Isso se deve, primeiramente, a seu nível, que não oferece ao aliado da justiça muita concorrência e ainda é facilmente acessível com a ajuda de Effect Veiler. Mas claro, muito mais importante que o nível é o efeito de Catastor que é simplesmente arrasador, capaz de aniquilar tudo que é monstro e ainda de uma maneira difícil de impedir. Carta detestável, mas fodíssima!
Karakuri Steel Shogun MDL 00X "Bureido"
Saindo do campo dos Xyz genéricos e indo para o dos específicos, temos o Karakuri Bureido que vem aqui representar o seu archetype, os Karakuris. Quem já enfrentou um deck com Bureido sabe o quanto esse cara aqui é poderoso, seja pela continuidade nos combos que ele permite, seja por seu ataque elevado, seja pelo Draw Power que ele proporciona e que pode resultar numa Draw Engine absurda. Bureido é o boss perfeito para um archetpe incrível, e sua indicação aqui é mais do que merecida. Obs: não indiquei Burei porque o Bureido é mais boss.
Card Car D
Card Car é um dos monstros mais impactantes chegados no ano passado, e até hoje ele continua sendo bastante importante para muitos decks. Card Car é uma das poucas Draw Engines praticamente genéricas do jogo, e apesar de ter seus contras e suas restrições, eles não são difíceis de cobrir e não são nadas comparados às vantagens que a carta oferece. Além disso, o carrinho deu aquele Up de velocidade que muitos decks tanto precisavam, tornando-os mais competitivos. Top 5, sim ou claro?
Wind-Up Zenmaines
Preciso mesmo comentar sobre Wind-Up Zenmaines? Desde que chegou ao jogo em 2011, essa máquina mortífera se consolidou como o melhor Xyz de Rank 3 existente, presença garantida em milhares de decks, uma das melhores defesas do jogo, entre outros títulos significantes. Se ele ganhará também o posto de melhor Machine eu não sei, mas sei que se isso acontecer não será nenhuma injustiça.
Machina Fortress
Outra indicação pra lá de óbvia. Machina Fortress foi o motivo pelo qual os Machinas foram Meta em meados de 2010, e até hoje esse boss continua tocando o terror em determinados decks máquina (principalmente quando unido aos Gadgets). Fortress, além de ter um efeito que pune o oponente quando ele tenta tirá-lo de campo, ainda por cima é facilmente Special Summonável tanto da mão quanto do cemitério, se tornando um estorvo do qual é muito difícil se livrar. Merece muitos votos.
Geargiant X
Geargiant é praticamente um messias paras as máquinas: antes da chegada dele, elas andavam meio esquecidas, um pouco inconsistentes para o Metagame, e depois que ele apareceu todas elas ficaram notoriamente mais fortes. Gadgets, Machinas, Karakuris, todos esses archetypes passaram a se beneficiar da busca genérica do gigante, que atualmente é absolutamente indispensável em qualquer deck Machine. Mesmo os Geargia, archetype do qual ele faz parte, não seriam nada sem Geargiant, e por tudo isso qualquer Top 5 que não o tenha terá meu desprezo eterno.
Genex Ally Birdman
Birdman é o tipo de carta que deveria servir para uma coisa e acaba servindo para outras mil. Sua função primordial, por ser Tuner, é fazer Synchros (o que ele faz muito bem), porém o passarinho também é excelente para Xyz e para uma dezena de combos. Alguns exemplos: Gallis FTK, Divine Wind of the Mist Valley, Atlantean OTK... Poderia listar outros, mas só esses já servem para mostrar como Birdman é versátil, importante para muitos decks e muito digno de uma indicação.
Card Trooper
Card Trooper é um dos mais antigos concorrentes nessa lista, mas nem por isso é datado: muito pelo contrário, o robozinho favorito do Jaden continua muito útil até hoje e é visto em decks Lightsworns, Inzektors, Archfiends... Tanto o efeito de compra quanto o de Mill de Trooper são ótimos e asseguram a ele o posto de semi-limitado ainda hoje, mesmo que o meta atual não permita a ele um especinho no Top Tier.
Mecha Phantom Beast Dracossack
Encerramos a nossa lista do mês com o Machine mais relevante para o jogo atual: Dracossack. Apesar de pertencer a um archetype específico, Dracossack se desvinculou completamente dele e se tornou uma peça importantíssima em decks Prophecy, Mermail e, principalmente, Dragon Ruler, que abusa de suas dezenas de Special Summons para invocar o Dracossack rapidamente e assim controlar o jogo com seu efeito defensivo e devastador ao mesmo. A nave já se tornou tão importante no cenário competitivo que está custando quase 200 dólares. Carta simplesmente fantástica!
Por hora é só. Agora é com vocês! Qual é, afinal, o melhor monstro Machine? Clique na imagem na lateral do blog para votar!