Desvendando os segredos dos livros de Magia.
E aí pessoal, beleza?
Hoje estou começando uma série de artigos que foca em ajudar mas Matchs contra os decks metagames mais populares. Para hoje, irei falar dos Prophecy/Spellbook.
O que é um deck Prophecy/Spellbook?
Ao pé da letra, é um deck que utiliza os monstros do Arquétipo "Prophecy" que aproveitam as mágicas do Sub-Arquétipo "Spellbook" de forma a criar vantagem de cartas sob o oponente, destruir ou buscar cards, entre outras facilidades oferecidas pelas Spell Cards.
Reciclando a lista do meu último post (por que sou um cara muito ecológico -qq) :
Usemos essa lista por que tirando o Extra e no máximo 5 cartas do Main Deck, toda lista é assim. Agora, vamos fazer uma análise específica de como esse deck roda.
Qual sua Win Condition?
"Ah dropar umas Priestresses" Não. Sua Win Condition deve vir no primeiro turno ou no Segundo turno, o que também pode ser chamado de Win Setup. A Win Condition do deck já foi a High Priestress. Hoje é Spellbook Judgment Day.
Mão necessária: Spellbook Magician + Judgment Day (Funciona de outros jeitos.)
- Normal Summon Spellbook Magician of Prophecy, busque Secrets
- Ative Judgment Day e Secrets.
- Ative Spellbook of the Master e busque Grand Spellbook Tower.
- Ative a Spellbook Tower.
End Phase:
Busque 3 Spellbooks
Special Summon Justice of Prophecy
- Remova Justice of Prophecy do jogo
Adicione 1 Spellbook
Adicione 1 High Priestress of Prophecy
Essa é a Power Play do deck. O deck ganha a partir daí, e faz o necessário pra fazer essa jogada no Turno 1 ou 2. High Priestress of Prophecy é a (musa) batedora principal do deck, destruindo cards e batendo pra 2500, você faz Plus, e repete o ciclo, ou bate pra 5k ou usa os Níveis para uma Xyz Summon.
Pelo que vimos no combo, sabemos que o deck abusa muito das Spell Cards. Isso nos leva aos primeiros dois combatentes óbvios:
As long as this card remains face-up on the field, Spell Cards cannot be activated. The effect of all Spell Cards are also negated.
Enquanto essa carta permanecer virada pra cima em campo, Cartas Mágicas não podem ser ativadas. O efeito de todas as Cartas Mágicas também são negados.
Um efeito bastante útil que cai como uma luva em vários decks, tem mais ATK que todos os monstros que um deck Prophecy usa exceto a High Priestress of Prophecy, você pode usar um Canceller+Um Backrow que pare a Priestress e você está numa posição muito boa contra o deck Spellbook, colocando eles numa condição de risco na partida.
Deck onde cai melhor: Spell Canceller Monarchs
Monsters: 25
2 Spell Canceller
1 Jinzo
2 Light and Darkness Dragon
3 Caius the Shadow Monarch
1 Dark Dust Spirit
3 Swap Frog
3 Treeborn Frog
3 Ronintoadin
2 Dupe Frog
2 Maxx "C"
2 Tragoedia
1 Archlord Kristya
Spells: 15
3 Enemy Controller
2 Creature Swap
3 Mystical Space Typhoon
2 Pot of Duality
1 Dark Hole
1 Heavy Storm
1 Monster Reborn
1 Pot of Avarice
1 Foolish Burial
* Você pode usar também o Spell Canceller como Side Deck para essa partida. Use algumas Traps de defesa, para impedir as Priestresses!
Both players must Set Spell Cards before activating them, and cannot activate them until their next turn.
Ambos os jogadores devem setar Cartas Mágicas antes de ativá-las.
Essa carta diminui a velocidade do deck Spellbook, e quando ele setar as Secrets/Judgment Day.. Desça a Heavy Storm, Windrose the Elemental Lord, Mystical Space Typhoon, Night Beam, o que quer que seja mas destrua aquelas condenadas! Assim ele perderá o Time do duelo, e você poderá controlar o jogo mais facilmente.
Deck onde cai melhor: Chain Burn
Monsters: 8
3 Swift Scarecrow
2 Battle Fader
3 Card Car D
Spells: 7
2 Pot of Duality
1 One Day of Peace
2 Chain Strike
2 Poison of the Old Man
Traps: 25
2 Anti-Spell Fragrance
3 Threatening Roar
3 Waboku
2 Dimension Wall
3 Jar of Greed
2 Ojama Trio
2 Accumulated Fortune
2 Legacy of Yata-Garasu
3 Secret Barrel
3 Just Desserts
Tribute 1 DARK monster with 2500 or more ATK, and choose Spell Cards or Trap Cards; check your opponent's hand, all Spell/Trap Cards they control, and all cards they draw until the end of their 3rd turn after this card's activation, and destroy all cards of the chosen type.
Tribute 1 monstro TREVAS com ATK de 2500 ou maior, e escolha Cartas Mágicas ou Cartas Armadilhas; cheque a mão do seu oponente, todas as Mágicas/Armadilhas que ele controla, e todas as cartas que eles puxam até o fim do terceiro turno após a ativação dessa carta, e destrua todas as cartas do tipo escolhido.
EEITA! Essa aí quebra 75% do deck, pelo custo baixo que tem, é uma das melhores cartas de side contra Spellbook. Não preciso dizer muito mais, dá pra usar com Dragon Fusilier por exemplo, Grapha, Big Eye que vem numa penca de decks, e até Red Dragon Archfiend, Elemental HERO Escuridão, enfim, use-a com sabedoria por que ela cai em uma penca de deck, mas especialmente.. Os Dark Worlds!
Deck que cai melhor: Dark World
Monsters: 15
3 Grapha, Dragon Lord of Dark World
3 Snoww, Unlight of Dark World
3 Broww, Huntsman of Dark World
1 Beiige, Vanguard of Dark World
1 Sillva, Warlord of Dark World
2 Trance Archfiend
2 Tour Guide From the Underworld
Spells: 13
3 Gates of Dark World
3 Dark World Dealings
3 Dragged Down into the Grave
1 Foolish Burial
1 Dark Hole
1 Heavy Storm
1 Monster Reborn
Traps: 12
3 Eradicator Epidemic Virus
3 Reckless Greed
2 Torrential Tribute
1 Solemn Warning
1 Solemn Judgment
2 Fiendish Chain
Deck Secundário: Dragon Derp Virus
Monsters: 27
3 Redox, Elemental Dragon of Crags
3 Tidal, Elemental Dragon of Cascades
3 Blaster, Elemental Dragon of Calderas
3 Tempest, Elemental Dragon of Cyclones
2 Lightning, Elemental Dragon of Wind
2 Burner, Elemental Dragon of Fire
2 Stream, Elemental Dragon of Water
2 Reactan, Elemental Dragon of Earth
3 Effect Veiler
2 Maxx "C"
2 Fog King
Spells: 9
3 Super Rejuvenation
2 Gold Sarcophagus
2 Seven Star Sword
1 Heavy Storm
1 Monster Reborn
Traps: 4
3 Eradicator Epidemic Virus
1 Return from Different Dimension
Extra: BIG EYE
Indo mais a fundo, podemos notar também que essas Spell Cards tem muitos efeitos relacionados a busca, ou seja, temos mais duas cartas óbvias para usar nessa Match, que realmente dispensam explicações:
Neither player can add cards from their Deck to their hand except by drawing them. During either player's turn, when your opponent would Special Summon a monster: You can send this face-up card to the Graveyard, negate the Special Summon, and if you do, destroy it.
Nenhum jogador pode adicionar cartas do Deck para a mão exceto por comprá-las. Durante o turno de qualquer jogador, quando seu oponente poderia invocar um monstro: Você pode mandar essa carta virada pra cima no campo, negue a Special Summon, e se o fizer, o destrua.
Em resumo: Nenhum jogador pode adicionar cartas do Deck para a mão exceto por comprá-las. E seria bom contra Priestress, mas há um limite de coisas que o Raioh pode negar todas as inerentes e nenhuma por efeito.
If your opponent adds a card(s) from their Deck to their hand, except during the Draw Phase, you can send this card from your hand to the Graveyard. For the rest of this turn, neither player can add card(s) from their Deck to their hand. (Drawing cards is also considered as "adding a card to the hand.".)
Se seu oponente adicionar carta(s) do Deck para a mão, exceto durante a Fase de Compra, você pode enviar essa carta da sua mão pro Cemitério. Pelo resto do turno, nenhum jogador pode adicionar carta(s) do deck para a mão. (Comprar cartas também é considerado "adicionar cartas à mão".)
Essa nem precisa de List exemplo de tão boa que é. Quando o cara buscar com o Spellbook Magician basta descer o Droll & Lock Bird e segurar por um turno, o que é perfeito num deck como Elemental Dragon que já irão conseguir montar seu campo e talvez dar um OTK, ou preparar outros combos que possam parar a Search do deck.
Pra encerrar, algumas dicas pra rodar sem Side Deck, no caso, no Game 1, contra os Prophecys:
Vantagem de cards não é vantagem real. Se formos levar ao pé da letra, é sim, mas você controlar o jogo com um Spell Canceller, não importa quantas mágicas e vantagem ele tenha, não irá conseguir agir. Saiba usar seus cards e ignore a vantagem e poderá sair vitorioso na Partida.
Jogar conservadoramente? NÃO. Seja o mais Aggro possível contra Spellbooks. Muitas vezes o deck depende de Spellbook of Power e Spellbook of Fate para sair de jogadas agressivas.
Tudo é relativo. Apesar da vantagem colocar um peso nas costas do oponente, um oponente ruim de Spellbook irá buscar por buscar. Abuse disso forçando as Spellbooks e com Grind Game das Fates e Powers.
>2700, o número mágico. O deck só consegue sair de mais de 2700 com uma Priestress+Power, que apesar de sair fácil é bem mais difícil que Justice+Power, já que ainda vai precisar de 2 Spellbooks.
Solemn neles. Usar uma Judgment na Judgment deles pode selar alguns duelos, tenha isso em mente, e não gaste sua Solemn Judgment em qualquer coisa nessa partida. Tenha em mente que isso pode te vencer o duelo. E sua Warning funciona na Spellbook of Judgment!
Bom pessoal, é isso. Semana que vem virei com o Vencendo o Meta #2: Evilswarm. Amanhã devo abrir votação pro FDEC, então fiquem ligados! Até a próxima, e deixem seu comentário sobre o post.