Fail... |
Alguns podem dizer: "Ok, Buba, mas isso não significa nada. Só porque o atributo dela não é tão bom hoje quanto já foi um dia, não justifica que ela esteja esquecida." Realmente, essa constatação sozinha não dá conta de explicar o fracasso de Tsukuyomi, até porque, mesmo que o atributo Dark não ofereça mais tanto destaque a uma carta, não quer dizer que ele a prejudique. O que eu tentei mostrar com o parágrafo foi que o vento não está soprando para Tsuku nesse momento, e isso, somado aos problemas que exibirei em breve, estão levando ao esquecimento do espírito.
Prosseguindo, vamos fazer outra viagem no tempo, só que dessa vez mais distante: vamos voltar a 2006, na época em que Tsuku foi banida. Naquela época, o Metagame era uma coisa meio caótica,e Tsukuyomi estava no meio dessa bagunça obviamente com muito destaque (tanto que foi banida). Em 2006, as opções para conter monstros do oponente não eram muitas: Solemn Judgment por algum motivo não era muito vista, e assim, as Traps Staple se resumiam, basicamente, a Bottomless, Mirror, Compulsory às vezes, Torrential... Notem que nenhuma delas atinge Tsuku diretamente (com a exceção de Torrential), já que Bottomless não a afeta, Mirror não faz muita coisa já que ela não é um monstro ofensivo, Compulsory não a impede de usar seu efeito, e assim por diante. Ao passo que naquela época Tsuku não tinha muitos obstáculos para ser útil, hoje em dia ela tem dois grandes inimigos difíceis de lidar: Solemn Warning e Effect Veiler. Diria que a segunda carta é ainda mais letal para Tsuku, já que Veiler, por ser uma Hand Trap, é muito difícil de ser contida.
Com Veiler e Warning na condição de Staples, além de uma série de cartas novas como Fiendish Chain, fica muito mais difícil para Tsukuyomi ativar seu efeito com sucesso e cumprir seu papel em campo. E o fato dela ter que ser Normal Summoned para ativar seu efeito só piora as coisas, já que, muitas vezes, não vale a pena gastar sua Normal Summon com ela e correr o risco de cair em uma Veiler ou em um Warning, problemas que não existiam na época em que Tsuku era fodástica.
Além dos obstáculos que surgiram para Tsuku nos últimos tempo, temos que levar em conta que nos seus tempos de glória, havia excelentes jogadas para se fazer com ela: por exemplo, podíamos flipar Magician of Faith para baixo e assim reciclar Spells, ou até mesmo ficar reutilizando Mask of Darkness para que essa reciclasse Time Seal, travando assim o oponente (acreditem, na época esse combo não era tão lento). Outra jogada possível, e talvez a melhor, era usar Tsuku para reutilizar o efeito de Thousand Eyes Restrict e assim ganhar um controle de campo absurdo. Agora vejam que cartas chave de todos esses combos que eu mencionei estão atualmente banidas! Ou seja, as melhores jogadas com o espírito estão mortas, e com isso, a usabilidade dele está morrendo.
Bem, esse artigo pode dar a entender que eu acho Tsukuyomi uma carta ruim - o que não é verdade, longe disso. Só acho que Tsuku é muito lenta para os dias de hoje, e nada nela nos dá um motivo para que ela se encaixe nos mais diversos decks. Assim, pelo menos de uma perspectiva competitiva, Tsuku deve passar os próximos tempos meio abandonada, fazendo uma ponta aqui e ali em alguns decks.
Pare encerrar, vou tentar mostrar o lado positivo de Tsuku em um deck que ela se encaixa como uma luva. Trata-se do deck Gravekeeper!
Deck: Gravekeeper
Com Veiler e Warning na condição de Staples, além de uma série de cartas novas como Fiendish Chain, fica muito mais difícil para Tsukuyomi ativar seu efeito com sucesso e cumprir seu papel em campo. E o fato dela ter que ser Normal Summoned para ativar seu efeito só piora as coisas, já que, muitas vezes, não vale a pena gastar sua Normal Summon com ela e correr o risco de cair em uma Veiler ou em um Warning, problemas que não existiam na época em que Tsuku era fodástica.
Além dos obstáculos que surgiram para Tsuku nos últimos tempo, temos que levar em conta que nos seus tempos de glória, havia excelentes jogadas para se fazer com ela: por exemplo, podíamos flipar Magician of Faith para baixo e assim reciclar Spells, ou até mesmo ficar reutilizando Mask of Darkness para que essa reciclasse Time Seal, travando assim o oponente (acreditem, na época esse combo não era tão lento). Outra jogada possível, e talvez a melhor, era usar Tsuku para reutilizar o efeito de Thousand Eyes Restrict e assim ganhar um controle de campo absurdo. Agora vejam que cartas chave de todos esses combos que eu mencionei estão atualmente banidas! Ou seja, as melhores jogadas com o espírito estão mortas, e com isso, a usabilidade dele está morrendo.
Bem, esse artigo pode dar a entender que eu acho Tsukuyomi uma carta ruim - o que não é verdade, longe disso. Só acho que Tsuku é muito lenta para os dias de hoje, e nada nela nos dá um motivo para que ela se encaixe nos mais diversos decks. Assim, pelo menos de uma perspectiva competitiva, Tsuku deve passar os próximos tempos meio abandonada, fazendo uma ponta aqui e ali em alguns decks.
Pare encerrar, vou tentar mostrar o lado positivo de Tsuku em um deck que ela se encaixa como uma luva. Trata-se do deck Gravekeeper!
Deck: Gravekeeper
Monstros:
Gravekeeper's Spy x3
Gravekeeper's Guard x1
Gravekeeper's Commandant x3
Gravekeeper's Recruiter x3
Gravekeeper's Descendant x3
Fossil Dyna Pachycephalo x2
Tsukuyomi x1
(16)
Spells:
Allure of Darkness x1
Necrovalley x3
Heavy Storm x1
Mystical Space Typhoon x2
Pot of Duality x2
Royal Tribute x2
Gravekeeper's Stele x2
(14)
Traps:
Bottomless Trap Hole x2
Compulsory Evacuation Device x1
Starlight Road x1
Dimensional Prison x2
Mirror Force x1
Solemn Judgment x1
Torrential Tribute x2
(10)
Extra deck:
Stardust Dragon
Monstros Xyz de Rank 4 genéricos x14
O deck é um Gravekeeper normal, mas com o auxílio de Tsukuyomi ele fica bem mais interessante. O espírito pode colocar GK Spy de cabeça para baixo para maximizar seu efeito, possibilitando a vinda de dois monstros Xyz de Rank 4 em um mesmo turno. Além disso, ela contribui para GK Guard, que consegue retornar muitos monstros do oponente a sua mão junto de Tsuku. Realmente, o espírito combina muito com o estilo anti-meta Control do deck, recomendo que a testem se usam Gravekeeper's porém não a usam!
Então é isso galera. Gostaram do artigo? Gostam da Tsukuyomi? Deixem suas opiniões nos comentários!
Qdo Tsukyomi foi limitado, eu ja imaginei que logo logo, ela passará a ser liberada a 3. Nao tem do pq, pois é muito arriscado usá-la. Ainda mais agora em que fazer OTK é coisa de criança.
ResponderExcluir