Os Decks Plant são, em geral, um conjunto de monstros fortes, com inúmeras possibilidades. Elas são presença garantida nos Decks Quickdraw, Plant, Debris, entre muitos outros, mas na verdade as Plants já foram muito fracas, até que uma revolução começou. E essa revolução começou no Phantom Darkness.
Phantom Darkness
Lonefire Blossom
FIRE/Nível 3
Plant/Effect
Uma vez por turno, você pode tributar 1 monstro Plant face-up para Special Summon 1 monstro Plant do seu Deck.
Gigaplant
EARTH/Nível 6
Plant/Gemini
Essa carta é tratada como um monstro normal enquanto estiver face-up no campo ou no cemitério. Enquanto esta carta estiver face-up no campo, você pode invoca-la para que ela ganhe o seguinte efeito:
- Uma vez por turno, você pode Special Summon 1 monstro Insect ou Plant da sua mão ou Cemitério.
Os Decks nessa época se baseavam em invocar Gigaplant pelo efeito de Lonefire Blossom ou de Blazewing Butterfly, e dar um OTK no oponente, e ainda tinham suportes como Super Alloy Beast Raptinus e muitas outras cartas para Geminis.
Entretanto, os Decks Plant ainda não tinham seu grande potencial, que só veio muitas coleções mais tarde: Crossroads of Chaos, com a chegada de muitos monstros, e outros inúmeros suportes.
Crossroads of Chaos
Tytannial, Princess of Camellias
WIND/Nível 8
Plant/Effect
Você pode tributar 1 monstro Plant face-up que você controla para negar a ativação de uma magia, armadilha ou efeito de monstro que seleciona uma carta como alvo e a destruir.
Black Garden
Field Spell Card
Quando um monstro é Normal ou Special Summon, exceto pelo efeito de Black Garden, corte pela metade o ATK dele e Special Summon 1 Rose Token (Plant-Type/DARK/Level2/ATK 800/DEF 800) para o campo do oponente do controlador do monstro em posição de ataque. Você pode destruir essa carta e todos os outros monstros Plant no seu campo para Special Summon 1 monstro com o ATK igual ao total do ATK combinado dos monstros mandados para o cemitério.
Black Rose Dragon
FIRE/Nível 7
Dragon/Synchro/Effect
1 Tuner + 1 ou mais monstros não-Tuner
Quando essa carta é Synchro Summon, você pode destruir todas cartas no campo. Uma vez por turno, você pode remover 1 monstro Plant do seu cemitério para mudar 1 monstro que seu oponente controla para face-up Attack Position, e reduzir seu ATK até 0 a End Phase.
Depois dessas cartas, além de outras, os Decks Plant já ficaram mais "jogáveis", com Botanical Lion, Nettles, Queen of Thorns, e principalmente com Black Rose Dragon. Mandando 3 Rose Tokens já se pegava Black Rose, e o intenso número de Tokens fazia o efeito de Gigantic Cephalotus, Botancial Lion, Pollinosis ou Tytannial funcionar melhor. Os Decks agora tinham suas estratégias mais consistentes, e aqui postarei um exemplo de Deck Black Garden:
Monstros:
Tytannial, Princess of Camellias x2
Lonefire Blossom x2
Botanical Lion x3
Lord Poison x2
Nettles x2
Gigantic Cephalotus x1
Gigaplant x2
Cyber Valley x2
Sangan x1
Card Trooper x1
Gorz the Emissary of Darkness x1
(19)
Magias:
Black Garden x3
Terraforming x2
Mark of the Rose x3
Miracle Fertilizer x2
Monster Reborn x1
Mystical Space Typhoon x2
(13)
Armadilhas:
Phoenix Wing Wind Blast x2
Solemn Judgment x1
Pollinosis x3
Torrential Tribute x1
Mirror Force x1
(8)
Extra Deck:
Black Rose Dragon x1
Queen of Thorns x2
O resto é o mesmo de sempre...
E logo os Decks já foram virando mais Meta, com mais cartas agressivas e com muitos combos de invocação para os monstros mais poderosos. O Deck acima ainda é um Deck com poucas Synchros, existem variantes com Copy Plant ( que pode copiar o nível dos Tokens).
E essa foi a Parte 1 do Plants no Metagame. Breve, eu postarei a parte 2, entrando mais profundamente no Crimson Crisis e The Shining Darkness, e ainda falarei sobre as Plants que estão por vir, portanto, não percam!