segunda-feira, 19 de maio de 2014

Carta de Hoje - Koa'ki Meiru Drago

 

Olá galerada, muitas saudades do negão aqui? Espero que sim. Bem, não sei se vocês tem conhecimento disso, mas, o quadro "Galeria das Cartas" foi 'extinto'. Ok, sem exageros, só teve seu nome trocado por "Carta de Hoje" , como podem ver no título. A carta de hoje é:



Koa'ki Meiru Drago


During each of your End Phases, destroy this card unless you send 1 "Iron Core of Koa'ki Meiru" from your hand to the Graveyard or reveal 1 Dragon-Type monster in your hand. LIGHT and DARK monsters cannot be Special Summoned.

Durante cada uma de suas End Phase, destrua esta carta a menos que você envie 1 "Iron Core of Koa'ki Meiru" da sua mão para o Cemitério ou revele 1 monstro do Tipo Dragon na sua mão. Monstros LIGHT e DARK não pode ser Invocados Especialmente. 



Não foi bem uma escolha minha; estávamos lá, coçando no chat do Hoje no Facebug, e eu intelectualmente perguntei ao nosso querido Felipe Leonel qual carta seria melhor para eu postar. Então, ele com toda sua imperialidade, respondeu "A carta que eu disser, vai ser" e foda-se o resto.

E ele disse este belo dragão. É, não é tão belo, mas vamos dar um desconto, é um DRAGÃO! Um dragão que parece estar recebendo choques e o levando ao chão. Ou, só levando choque, pra não queimar o filme do dragãozinho aí. 
Mas espera aí, VOCÊ AÍ, AUTISTA; SABE O QUE É UM DRAGÃO? NÃO? LEIA A SEGUIR:

Dragões ou dragos (do grego drákon, δράκων) são criaturas presentes na mitologia dos mais diversos povos e civilizações. São representados como animais de grandes dimensões, normalmente de aspecto reptiliano (semelhantes a imensos lagartos ou serpentes), muitas vezes com asas, plumas, poderes mágicos ou hálito de fogo. A palavra dragão é originária do termo grego drakôn, usado para definir grandes serpentes.

Em vários mitos são apresentados literalmente como grandes serpentes, como eram inclusive a maioria dos primeiros dragões mitológicos, e em suas formações quiméricas mais comuns. A variedade de dragões existentes em histórias e mitos é enorme, abrangendo criaturas bem mais diversificadas. Apesar de serem presença comum no folclore de povos tão distantes como chineses ou europeus, os dragões assumem, em cada cultura, uma função e uma simbologia diferentes, podendo ser fontes sobrenaturais de sabedoria e força, ou simplesmente feras destruidoras.

Fonte: Wikipedia;
"Vlw Titio Wikia, a família brasileira agradece."

Continuando com minha reflexão sobre dragões, acho que o texto esqueceu de dizer que dragões são frágeis a choques. OH, não sei se realmente são, mas na Artwork do dragãozinho da semana, é o que parece. Quem concorda dê um Like aí, clique em Favoritos, compartilha no Facebook, Instagram, WhatsApp, enfim. Ah, você aí que tem Whats, me adiciona lá, número: 7070-7070, se não ir, 70 de novo. E não esquece do 9 na frente. Piadinha mais velha que o Silvio Santos, Maoe. Para os apreciadores da zoeira, dragão também pode ser aquela mulher muito horrorosa.


Voltando ao foco, o dragãozinho, vamos conhecer suas Trívias, de acordo com o Yu-Gi-Oh! Wikia (Wikia, sempre ele, sempre ele):

  • Esta carta é parente do não famoso Luster Dragon, tendo ATK/DEF iguais e o mesmo atributo e tipo; 
  • Possivelmente, ele aparece em sua forme neném, se fundindo com Iron Core of Koa'ki Meiru na Iron Core Specimen Lab; 
  • Ele relembra o Shooting Star Dragon, não pela arte, mas pelos atributos e tipos iguais.


Vamos a uma pequena analise sobre isso:



IronCoreSpecimenLabABPF-EN-SR-1E
Bem, acho que todos concordam comigo que a última trívia não tem absolutamente nenhum sentindo, afinal, são muitos os monstros que possuem atributo e tipos iguais. Possivelmente, o Yu-Gi-Oh! Wikia estava usando crack quando colocou esta informação. Trágico.

Vamos pela ordem decrescente, e analisar agora, a Trívia número 2, ou trívia do meio, chamem como quiserem. Esta é a mais interessante e faz todo sentido (diferente da anterior). De acordo com o Wikia, ele esta se fundindo com Iron Core of Koa'ki Meiru, meio estranho, e não consigo imaginar como. Isso me parece algum tipo de evolução, que junto ao dragãozinho bebê, mais Iron Core of Koa'ki Meiru, evoluiu, e se tornou Koa'ki Meiru Drago, pode ser alguma espécia de anabolizante para os monstros, vai entender? Coisas estranhas que acontecem em Yu-Gi-Oh!.


Essa experiência faz parte dos planos do Kozaky e Magical Scientist, como vocês podem ver na carta ao lado. 
Lá em cima, olhando pela aparência do Luster Dragon, talvez exista um grau de parentesco entre esses os dois monstros, mas acho que é outra grande viagem da Wikia, assim como aquela do Shooting Star Dragon.  


Pra que serve? 

Depois dessa pequena apresentação, vamos ao que interessa! Pra que ele serve? Esse monstro funciona como Vanity's Emptiness ou coisa parecida, voltado totalmente a ser usado contra Decks que se propiciem fortemente dos Atributos LIGHT e DARK, e nesse quesito, temos uma vasta opção de Decks que se encaixam. Quer exemplos? Aqui estão: 

LIGHT: Constellar, Lightsworn, Agent, Herald, Artifact, Satellaknight, Bujin, Noble Knight.
DARK: Lswarm, Dark World, Blackwing, Shadoll, Inzektor, Zombie/Vampire, Ghostricks.

Vamos lembrar que ele pode cair muito bem contra temáticas que envolvam os dois atributos juntos também (Chaos), pois impede qualquer tentativa de Invocação Especial de um monstro LIGHT ou DARK, mas não são exatamente todos esses Decks que Koa'ki Meiru Draco irá impor uma influencia tão forte. 

Levando em consideração o Metagame de que estamos vivendo atualmente, dos principais desses Decks citados, Bujin, Blackwing e Evilswarm são muito frequentes em torneios, e de acordo com a teoria, são Decks que conseguem "passar por cima" de Draco espontaneamente, ainda mais Bujin que roda muito bem com seu Yamato fixo em campo. Porém, com a recém chegada da coleção Primal Origin, Draco pode ser uma boa alternativa para quem pretende jogar com um Deck com temática voltada a dragões, como Dragon Ruler e variações, pois o mesmo cai como uma pedra no sapato quando bem usado contra uma Build Artifact mais pura. Teoricamente não existe uma forma de rodar Artifacts que não necessite de Invocação Especial, e isso com certeza torna Draco muito fatal, não é verdade? 


Diferente de Vanity's Emptiness, Draco não tem a mesma escala de outs, como Mystical Space Typhoon, Double Cyclone, Dust Tornado, Twister, Artifact Ignition, Malevolent Catastrophe, entre outras, que são usadas tanto em Main Deck, como em Side Deck desse padrão/formato Artifact. 

No OCG, isso já é perceptível, pois Dragon Ruler é um Deck com grande poder, e frequentemente devem estar preparados pra enfrentar Artifacts/Chronomalys que são considerados alguns dos Decks predominantes do formado oriental. O fato de Draco ser um dragão permite que os Dragon Rulers se beneficiem de seu Tipo como food para o emprego de seus efeitos, ainda mais quando se trata de Tempest, que tem a forte capacidade de buscar Draco à mão, com certa facilidade.

Draco acerca-se a ficar muito mais viável com a chegada dos Shadolls e Satellaknights, que são arquétipos que também dependem abundantemente da Invocação Especial. 


É possível dizer que Draco consiga atrapalhar Lightsworn, mas eu creio que o nível de influência seja em grau mediano, porque atualmente muitos dos Decks Lightsworn rodam os poderosos Dragon Rulers, que quebram esse paradigma, mas levando em apreço uma Build mais pura, o fato de atrapalhar Lumina, Wulf, Felice e Judgment Dragon, é muito bom.

Chaos é outra pegada bem forte, dependendo do Deck incluimos Black Luster Soldier - Envoy of the Beginning, Chaos Sorcerer, Gorz the Emissary of Darkness, Tragoedia, Lightpulsar Dragon, Red-Eyes Darkness Metal Dragon e etc. Com Draco, não duvido nada na possibilidade de travar mais de 60% do Deck com apenas uma carta.  

Para ser mais exato, Draco passa longe de ser uma boa recomendação contra Inzektor, Dark World, Constellar, Evilswarm, Bujin e as vezes Blackwing. Esses Decks possuem elementos favoráveis para não se perderem tão fácil contra uma carta desse naipe. Ele pode anteparar monstros como Grapha, Dragon Lord of Dark World de entrar em campo? Sim, mas a situação necessária para isso acontecer, indica que ele tenha que ter sido descartado ao Cemitério, e muitas vezes o descarte será oriundo de algum efeito, que por consequência, irá permitir o Grapha destruir Draco sem a necessidade de pensar muito. Outros exemplos? Dentro do Blackwing temos Kalut, no Evilswarm, Heliotrope, e assim por diante.   
É um monstro interessante para se ter no inicio de um duelo contra os Decks submergidos nessa perspectiva, e creio que seja tão bom para um jogo com uma rota caminhada.

Não deixando de lado, é uma carta jogável em Deck Koa'ki Meiru que use a tal da "Iron Core of Koa'ki Meiru" e uma temática embrulhada em dragões. Definitivamente é uma carta muito simpática para Side Deck. 

Os 1900 pontos de ATK, são bastante proeminentes, porque com certeza o oponente verá uma grande necessidade de eliminar esse monstro para não se sair prejudicado, e as formas para alcançar isso, serão ou por Normal Summon ou por efeito de alguma carta.


Regras 

Basicamente, o efeito dele tem como objetivo impedir que monstros do Atributo LIGHT ou DARK sejam Especialmente Invocados, tanto virados para cima, quanto para baixo. O lado ruim do Draco está no seu Custo de Manutenção, que DEVE ser feito. Confiram:

During each of your End Phases, destroy this card unless you send 1 "Iron Core of Koa'ki Meiru" from your hand to the Graveyard or reveal 1 Dragon-Type monster in your hand.

Esse trecho de sua errata não se aplica como um efeito, portanto não pode ser negado com cartas como Skill Drain e etc. Todavia, de acordo com as regras existentes no OCG, há maneiras de impedir que o tal custo não seja realizado.

1- Cartas como Respect Play e Ceremonial Bell tornam as mãos dos jogadores, um conhecimento público. Ambas revelam as cartas que os jogadores tem em mãos durante o período de tempo em que estiverem ativas em campo, então isso anula o trecho "reveal 1 Dragon-Type monster in your hand.", já que é impossível revelar uma carta que já está sendo revelada. É claro que são duas cartas insignificantes, quem usa? Não sei, então não devemos levar em consideração, mas é importante saber.

2 - Enquanto Macro Cosmos estiver ativa em campo, não é possível realizar a performance "send 1 "Iron Core of Koa'ki Meiru" from your hand to the Graveyard", pois a carta especifica o "Graveyard" como destinatário final do custo do Manutenção, portanto Draco será destruído.

Não importa da onde a Invocação Especial esteja sendo feita (mão, Deck, Cemitério e etc), monstros do Atributo LIGHT e DARK não entrarão em campo por este meio, nem mesmo se fossem invocados virados para baixo.

3- O efeito de cartas como The Swallow Grave e Spear Cretin não funcionam pra monstros dos atributos relacionados.

Cartas e efeito que façam Invocação Especial de um monstro sem especificar um determinado atributo, podem ser ativas, contanto que não incluam um dos dois atributos na resolução final.

  4 - Cartas como Cyber-Stein não pode escolher um monstro Fusão que seja LIGHT ou DARK.

5 - Cartas como Mystic Tomato não podem ativar seus efeitos. 

Algumas outras regras especificas:

6 - O efeito do Cyber Jar funciona normalmente, pois ele destrói Draco primeiro para depois iniciar a habilidade de Invocação Especial. Porém, se Draco não for destruído, todos os monstros do atributo LIGHT e DARK que seriam Invocados Especialmente por esse efeito, serão enviados para o Cemitério. 

7 - Enquanto o efeito do Koa'ki Meiru Draco estiver em campo, é possível ativar Future Fusion, e o efeito de enviar monstro para o Cemitério irá resolver normalmente. Entretanto, se o monstro do Extra Deck não puder ser Invocado Especialmente por causa de Draco, Future Fusion permanecerá em campo como uma carta Mágica Continua.

8 - Se DNA Transparent for ativa, declarando o atributo LIGHT ou DARK, no jogador ainda poderá fazer Special Summon de monstros que sejam de outros atributos. 

Na pratica, todas essas situações são meio desproporcionais dentro da atual realidade do Metagame.


Considerações Finais

Draco é uma boa opção de monstro para quem quer buscar formas para se sair bem contra Decks que se aproveitam muito do atributo LIGHT e DARK. Porém não é uma carta que se encaixa em qualquer estrutura, é importante notar isso.

O intuito do Carta de Hoje será trazer informações relacionadas a curiosidades, regras generalizadas e uma analise discutindo os caminhos para se usar tal carta dentro de um cenário competitivo, fora outros recursos que poderemos explorar com outras cartas.

Comentários Facebook
1 Comentários

Um comentário:

Anônimo disse...

Interessante! Tem uma ou outra coisa que eu não tinha pensado sobre essa carta ...

Yu-Gi-Hoje!
Design por: Felipe Leonel - Tecnologia do Blogger
Copyright © 2015
Todos os direitos reservados
imagem-logo