quinta-feira, 29 de maio de 2014

Carta de Hoje: Cairngorgon, Antiluminescent Knight


Conheçam um pouco sobre Cairngorgon, Antiluminescent Knight!

Esse monstro com nome complicado de se pronunciar  e digitar, lançou recentemente na atual coleção Primal Origin, eu considero ele dentro do seleto grupo de cartas que podemos considerar bem interessantes para se usar. O seu efeito é o seguinte:

2 Level 4 monsters
During either player’s turn, when another card or effect is activated that targets exactly 1 card on the field (and no other cards): You can detach 1 Xyz Material from this card, then target another card on the field that would be an appropriate target for that card/effect; that card/effect now targets the new target.

Tem muita coisa interessante que podemos tirar como base na leitura de seu efeito. A primeira coisa mais notável, é simplesmente o fato de Cairngorgon ser um monstro genérico, voltado ao Rank 4, portanto ele cai muito bem como escolha para uma boa proporção de Decks que são bastante usados hoje em dia.

O efeito dele é Quick. O que isso quer dizer? Basicamente, é um monstro com velocidade Speed Spell 2, que pode ativar seu efeito durante ambos os turno, a qualquer momento, com exceção da Damage Step. Seu efeito é condicional, dependente de uma ação que faça algum tipo de "target" de uma única carta em campo. O efeito pode ser usado mais de uma vez por turno, contanto que o custo da retirada de 1 Material de Xyz seja feito. Vamos perceber que o efeito também pode ser usado mais de uma vez em uma única Chain, porém não é permitido usar seu efeito em chain a si mesmo, e sim, sempre a outras cartas que irão ativar em campo.

O efeito faz target de uma outra carta com target apropriado, como assim? Por exemplo, seu oponente ativa Mystical Space Typhoon selecionando uma carta setada no seu campo. Você pode ativar o efeito do Cairngorgon em resposta, selecionando uma outra carta Mágica ou Armadilha no campo. Então, o alvo da Mystical Space Typhoon será o alvo que Cairngorgon selecionou como target apropriado para que Mystical Space Typhoon resolva. Deu pra entender bem? Caso não tenho um outro target apropriado em campo, Cairngorgon não poderá ser ativo em resposta a carta que esta fazendo uma seleção.

Pelo simples fato de conseguirmos mudar o alvo, podemos usar isso contra cartas como Brotherhood of the Fire Fist - Bear e Gorilla, Black Luster Soldier - Envoy of the Beginning, Atlantean Marksman, Atlantean Heavy Infantry, Grapha, Dragon Lord of Dark World, Compulsory Evacuation Device, Book of Moon, Inzektor Hornet, Constellar Pleiades, Fiendish Chain, Breakthrough Skill, Mecha Phantom Beast Dracossack, Phoenix Wing Wind Blast, Bujingi Quilin  e diversas outras.

Ele pode apenas ser usado em chain diretamente a carta ou efeito que esta selecionando uma carta no campo.  Exemplo: Se uma Mystical Space Typhoon foi ativa como Chain Link 1, e logo em seguida eu respondi com uma outra carta que não seja Cairngorgon como Chain Link 2, eu não posso usar o efeito do Xyz como Chain Link 3 tentando responder a Mystical Space Typhoon que está na Chain Link 1. No caso, Cairngorgon teria que ser a Chain Link seguinte a Mystical Space Typhoon.

É importante saber que Cairngorgon não funciona contra cartas como Dimensional Prison, pois apenas um outro monstro atacante seria um alvo apropriado para se usar como alvo para Cairngorgon. Coisa que é impossível, já que monstros não atacam simultaneamente.

Mas esse Xyz pode ser muito interessante quando precisamos proteger algum tipo de carta. No caso, geralmente cartas Mágicas e Armadilhas, ainda mais se forem cartas continuas que de certa forma atrapalham o desempenho do oponente ou que sejam muito importantes para a circulação do seu próprio Deck, Cairngorgon será um baita obstáculo nesse quesito. Imaginem só Cairngorgon protegendo uma Macro Cosmos em um Matchup contra Mermail/Atlantean ou Bujin. As cartas mágicas direcionada a trabalhar contra um possível Side serão inviabilizadas, e caso o oponente resolva tentar destruir a Macro Cosmos, você pode refletir o alvo contra seu próprio dono.

Contra Hands, a tendência é Cairngorgon não ser uma boa opção, pois ambas, após serem destruídas por batalha, resolvem dentro da Damage Step, impedindo que Cairngorgon reflita a suas habilidades. O jeito, é a destruição por efeito, ai sim, Cairngorgon poderá ter uma influência contra Hands. No caso de Artifact Moralltach, ela não faz nenhum tipo de target, Cairngorgon não funciona. Dá pra perceber que o Xyz não é uma boa opção para se usar contra Hand Artifact Traptrix, não é? Mas contra Mermail, por exemplo, já pode se tornar algo interessante, ainda mais no Game 2 ou 3.

Podemos dizer que ele é uma versão menor do Number 74: Master of Blades.

Outra coisa a ser levada em consideração, são os seus Status, que podemos considerar como bons, pois basicamente é um monstro DARK, com um Ataque de 2450 e uma Defesa de 1950. Creio que seja valores interessantes para um monstro Rank 4. Porém, temos um Tipo incomum, que é Rock, mas isso não o torna nada ruim. Na verdade, isso não influência em praticamente nada muito relevante, só olhar Number 101: Silent Honor ARK, que é Aqua e nem por isso deixa de ser um excelente monstro.

Uma coisa é certa, jogadores inteligentes não irão ficar fazendo alvos gratuitos enquanto Cairngorgon estiver em jogo, claro. E por esse fator, é que Cairngorgon pode ser uma grande pedra no sapato. É um motivo garantido para se usar cartas de destruição em massa, como Dark Hole e Torrential Tribute, assim como Bottomless Trap Hole, Black Horn of Heaven e Solemn Warning também não o perdoarão.


Trivia
 
Cairngorgon, Antiluminescent Knight parecer ser uma forma corrompida do Gem-Knight Crystal, com partes de Gem-Knight Zirconia (braço direito e perna esquerda) e Master Diamond (braço esquerdo, perna direita e parte do elmo) enxertado em seu corpo. Observem a imagem a seguir:


Deu pra perceber os detalhes de semelhança? A névoa amarela saindo da cabeça de Cainrgorgon parece ser uma forma larval de Shaddoll Roots. Para ampliar essa ideia, na Artwork de Shaddoll Roots, temos a cabeça de Cainrgorgon. Isso demonstra que existe uma ligação entre ele e os Shadolls, e possivelmente El Shaddoll Egrystal é uma "transformação" sua. 

No cajado de El Shaddoll Midrash, é possível ver a mesma joia que aparece no peito de Cairngorgon. Evidentemente, ela aparece na Artwork de Shaddoll Roots e na de El Shaddoll Egrystal, que tem um efeito bem sinergia com a Winda, Priestess of Gusto em versão de marionete. Provavelmente existe algum tipo de ligação entre ambos, e creio que não seja amorosa.

Tanto Cairngorgon, como Shaddoll Roots possuem "50" em seus valores de Ataque e Defesa, isso implica que Shaddolls pode ter uma grande relação com o vírus Lswarm. Para entender tudo melhor, teremos que esperar mais conclusões da história que estará vindo nas próximas coleções.


Bom galera. acho que falei bastante já. E espero que vocês tenham entendido coisas que ainda não estavam esclarecidas tão evidentemente. A pergunta que eu deixo é: Já usaram o Cairngorgon, Antiluminescent Knight alguma vez? Acha bom ou é descartável nesse Meta?

Muito obrigado a todos e até a próxima.
Felipe Leonel - Kaos
Comentários Facebook
3 Comentários

3 comentários:

Apo disse...

Cara, mds amo muito Cairngorgon, atualmente ele não falta em nenhum de meus extra decks, acho seu efeito deveras foda. Belo post Felipe, qual vai ser a próxima carta?

Anônimo disse...

Curti muito o post, uso esse cara na maioria dos meus extras e não me arrependo. Adorei a curiosidade tbm hehe

Unknown disse...

O eff é bom e diferente mas na pratica da pra anular sem muita dificuldade...

Yu-Gi-Hoje!
Design por: Felipe Leonel - Tecnologia do Blogger
Copyright © 2015
Todos os direitos reservados
imagem-logo