quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Yu-Gi-Oscar Setembro 2013 - Qual é o deck do momento?


Estamos em Setembro, o que significa que um novo formato acaba de começar e com isso alguns decks caem, outros emergem. Nesse mês, resolvi seguir a sugestão do Porthos e fazer um Oscar que deve render boas discussões: qual é o deck do momento? Já adianto que não foi nada fácil escolher os dez indicados e provavelmente muitos não concordarão com alguns dos decks deixados de fora, mas enfim.Vamos lá!



Dragon Ruler Plants e variantes

Começamos com o deck campeão do YCS Toronto, os Dragon Ruler Plants. Os dragões mais chatos do universo vêm provando que não são dependentes dos Baby Dragons e têm dado um tapa na cara daqueles que achavam que não seriam nada. Completamente adaptados ao novo formato, os Rulers deixaram os Xyz de lado para dar lugar a Synchro Monsters, que chegam ao campo graças à combinação mega consistente dos dragões com as plantas. Podem começar a esmiuçar essa build, pois com certeza a veremos muito nos próximos meses.

Blackwings

Os Blackwings tiveram um bom desempenho no último YCS, pegando Top 4 (claro, isso não significa necessariamente que eles ficarão em alta o formato inteiro). Não só isso como também tem sido um dos decks mais comentados do momento, e claro, tudo isso graças à liberação de Black Whirlwind pela banlist, o que ajudou imensamente as galinhas pretas. Será que os BW manterão essa posição de destaque ou sumirão com o decorrer do formato?

Prophecy

Os Prophecy podem até ter levado coice da banlist e não conseguido se manter tão firme quanto os Rulers, mas ainda são um deck bastante respeitável. O banimento de Judgment fez com que eles voltassem aos moldes mais agressivos de antes, com High Priestess e World ocupando posição de destaque nas builds mais recentes. Não os subestimem, porque eles estão longe de estarem mortos!

Fire Fists

Os Fire Fists continuam ocupando uma posição relevante no meta, sendo inclusive citados por alguns players de Toronto como um dos decks de destaque. Apesar dos nossos amigos fogosos terem sofrido com a lista coma limitação de Spirit e semi-limitação de Tenki, eles continuam bastante viáveis, especialmente a build de nível 4 que perdeu menos consistência. Assim como os Prophecy, não devem ser subestimados.

Mermail

Já que estamos falando dos Fire Fists, não tem como não falar dos Mermails, seus rivais. Assim como seus primos fogosos, os Mermails foram atingidos pela lista de Setembro, mas eles possuem uma quantidade de engines e possibilidades tão grandes que conseguiram se adaptar muito bem e emplacar uma segunda colocação no YCS Toronto. A build que conseguiu essa colocação é bastante peculiar em relação às que estamos acostumados, mas isso não é um defeito, muito pelo contrário. Podem apostar que os Mermails serão um dos decks mais relevantes do formato, e se bobear continuarão assim por muito mais tempo.

Evilswarm

Com Dragon Rulers e Synchros em altas, já era de se esperar que os Evilswarms pegassem carona e dessem as caras novamente nesse formato. Esses danados saíram praticamente da banlist, e Ophion continua tocando o terror de monstros de nível alto. Como sempre, seu sucesso no metagame dependerá dos decks ao seu redor, mas ao que tudo indica, as circunstâncias estão a favor deles.

Constellar

Os Constellar têm se dado bem no formato apesar da forte concorrência, conquistando regionais por aí. A banlist tirou deles apenas uma Tenki e Messier 7s, mas isso não interfere tão estruturalmente no deck e eles conseguem se manter muito bem com sua mecânica de Xyz Summons. O maior problema dos Constellars é mesmo a concorrência, que pode acabar por afundá-los com o decorrer do formato. Mas por enquanto, ocupam uma posição de destaque e merecem uma indicação aqui.

Bujin

Se os Bujins conseguiram pegar Top 32 no YCS Toronto sem o Shadow Specters, imaginem só quando esse booster chegar? Sem dúvidas esse archetype tende a subir bastante, o que o torna uma força a ser considerada no meio de tantos decks bons. Para ser bem sincero, acho os Bujins um tanto quanto subestimados, eles têm uma mecânica muito boa e simples o que pode acabar por popularizá-los. Fiquem de olho!

Dragunity

Terceiros colocados no YCS Toronto, os Dragunities andam sambando com a ajuda dos Dragon Rulers (vejam só a build do terceiro colocado nesse lindo post do Rick), o que tem causado uma boa dose de polêmica pelo fato de alguns considerarem a build ruim e outros a julgarem inovadora. Seja como for, fato é que os Dragunities estão em alta, seja nesse deck misto ou em outros mais puros, onde eles realizam estratégias mais tradicionais.

Zombies

Essa última indicação é aquela que eu acho que sofrerá críticas, porque os Zombies não vêm mostrando as caras no metagame tanto quanto outros decks que eu deixei de colocar aqui. Ainda assim, é inegável que eles são um dos decks mais comentados do momento e que apresentam um imenso potencial para ser tier alto, tudo isso devido à semi-limitação de Mezuki e Plaguespreader Zombie. Além disso, temos o Onidad, um deck incrível com grande potencial para ser meta. Enfim, pelo menos da minha visão, a indicação como um dos decks do momento é merecida. Ah, e não deixem de ler o post do Rick sobre esse tema!

Então é isso povo, com certeza acabarei queimando a língua com algumas desas indicações, mas tudo bem. Discutam, argumentem, e votem!
Comentários Facebook
9 Comentários

9 comentários:

Man El disse...

É isso aí, muito boa a diversificação de Decks que pelo menos conseguem competir um com o outro. Agora ainda acho o banimento de Heavy e o consequente banimento de diversas Traps boas e não tão apelonas difícil de engolir.

Revenge disse...

Ainda acho que Hieratic tem chance de se tornar meta...com Malicious e HSC liberados e tambem com Labradorite e Galaxy Serpent.

bruno disse...

e madolche?

joao disse...

e dark world? cade ?

Mike disse...

T.G Agent, Madolche, 39 OTK, Infernity, Hieratic, Karakuri/Geargia.... tem vários outros decks na situação atual que merecem destaque.
Faltou bastante coisa, mas todas as indicações foram muito bem comentadas... talvez uma versão mais completa semana que vem!?
Gooooood post..
^^

Emerson Martins de Deus disse...

Vou votar em Constellar só por causa da fan art que você colocou '-'

Brinks, vou votar em Evilswarm pois só os seres das trevas para pararem os DR. Ou talvez eu vote nos próprios DR, pois eles que são o deck do momento... acho que vou votar neles '-'

Makoto Kazuma!{Hunter}! disse...

kkkkkkkkkkk Emerson

O Meta Esta Muito legal qualquer desses decks pode vencer o outro em uma partida , nao é igual o formato anterior q se ADDcionava tds As spell do seu deck para sua mao na End Phase e Ainda invocava um cara q n deixa ninguem fazer SS ou discarttva tds as cartas da mao fazia 2 Dracossack e depois puxava o dobro de cartas discartadas..................

ONIDAD é sem duvida o Melhor

Anônimo disse...

buba e pessoal do yu gi hoge eu vim aqui para fazer uma pergunta para vcs a carta armadilha ira divina pode negar a habilidades dos exceed por favor respondam valeu pela atensao

BRZEXAL disse...

Eu só voto em Madolche, mesmo não tendo ela no Yu-Gi-Oscar, rsrs. Ok, dentre os Decks citados, acho que o Constellar é um bem disputado no momento.

Yu-Gi-Hoje!
Design por: Felipe Leonel - Tecnologia do Blogger
Copyright © 2015
Todos os direitos reservados
imagem-logo