sábado, 24 de novembro de 2012

Por que Tsukuyomi não deu certo?

Ae galera! Bom, boa parte do formato atual já se passou e nós já podemos ter uma ideia de como ele será mais ou menos nos próximos meses. Vários decks andam se destacando, assim como várias cartas individualmente, muitas delas de maneira surpreendente. No entanto, ao mesmo tempo que esse formato tem nos rendido surpresas positivas, surpresas negativas vêm junto no pacote. Por exemplo, o deck Hero, que muitos achavam que seria o Meta absolutamente dominante no TCG, não tem se destacado tanto quanto o esperado em torneios de grande porte (apesar de ser um deck muito forte e consistente). Hoje, nesse artigo, eu falarei daquela que é a maior surpresa negativa do momento para mim. Trata-se de Tsukuyomi. Após passar anos na lista de banidas, o famoso espírito voltou ao mundo competitivo, o que causou alvoroço entre os players. Muitos imaginaram que ela (ou ele, essa é uma questão difícil XD) marcaria presença nesses meses, sendo vista em muitos Side Decks e até Main Decks. No entanto, não é isso que verificamos ao analisar a situação: Tsuku anda extremamente apagada, e poucos decks a usam. Nesse artigo, vou tentar explicar um pouco melhor o que levou o espírito, um dia já tão poderoso, a passar batido no Metagame atual.

Fail...
Para começar, vamos dar uma olhadinha nos decks Top Tier atuais: temos os Wind-Up, Heroes, Dark Worlds,  Mermails, Rabbit, Inzektors, Agents, Geargia Machine entre outros. Há uma infinidade de características comuns a esses decks que eu poderia relacionar ao fracasso de Tsuku, mas vou falar de uma especificamente que muitas vezes passa batida. Se olharmos bem para esses decks e fizermos um levantamento de quantos se valem de um estilo de jogo ligado ao "Chaos" (monstros Light e Dark), veremos que não são muitos. Desses que eu citei, na verdade, os únicos que usam esses atributos de monstro com relevância são os Agents e, quem sabe, alguns tipos de build de Rabbit - notem também que esses não são os decks mais fortes do momento, posto ocupado atualmente pelos Wind-Ups e Mermails. Agora vamos fazer uma pequena viagem do tempo e olhar para o metagame de um ano atrás. Veremos a preponderância de decks  Chaos Agent, Synchrocentric (que utilizava, muitas vezes uma base de caos bem forte), a chegada dos Chaos Dragons no OCG, Rabbit ganhando força, entre outros menos relevantes, mas a maioria munidos de uma base Chaos. O ponto no qual eu quero chegar aqui é que Tsuku, além de ter muitos problemas que eu comentarei daqui a pouco, chegou fora de época. Se tivesse chegado há um ano, quando o retorno de BLS espalhou o estilo de jogo "Chaos" pelo metagame, ela poderia ter conseguido mais destaque pelo seu atributo Dark, que, à época, era extremanente valorizado. Ou seja: se Tsuku tivesse sido liberada antes, quando o Caos reinava absoluto, ela poderia ter ganho destaque pelo seu atributo. No entanto, como chegou em uma época em que a mistura de Lights e Darks já não está mais com essa bola toda, nem essa característica serve para dar brilho a ela.

Alguns podem dizer: "Ok, Buba, mas isso não significa nada. Só porque o atributo dela não é tão bom hoje quanto já foi um dia, não justifica que ela esteja esquecida." Realmente, essa constatação sozinha não dá conta de explicar o fracasso de Tsukuyomi, até porque, mesmo que o atributo Dark não ofereça mais tanto destaque a uma carta, não quer dizer que ele a prejudique. O que eu tentei mostrar com o parágrafo foi que o vento não está soprando para Tsuku nesse momento, e isso, somado aos problemas que exibirei em breve, estão levando ao esquecimento do espírito. 

Prosseguindo, vamos fazer outra viagem no tempo, só que dessa vez mais distante: vamos voltar a 2006, na época em que Tsuku foi banida. Naquela época, o Metagame era uma coisa meio caótica,e Tsukuyomi estava no meio dessa bagunça obviamente com muito destaque (tanto que foi banida). Em 2006, as opções para conter monstros do oponente não eram muitas: Solemn Judgment por algum motivo não era muito vista, e assim, as Traps Staple se resumiam, basicamente, a Bottomless, Mirror, Compulsory às vezes, Torrential... Notem que nenhuma delas atinge Tsuku diretamente (com a exceção de Torrential), já que Bottomless não a afeta, Mirror não faz muita coisa já que ela não é um monstro ofensivo, Compulsory não a impede de usar seu efeito, e assim por diante. Ao passo que naquela época Tsuku não tinha muitos obstáculos para ser útil, hoje em dia ela tem dois grandes inimigos difíceis de lidar: Solemn Warning e Effect Veiler. Diria que a segunda carta é ainda mais letal para Tsuku, já que Veiler, por ser uma Hand Trap, é muito difícil de ser contida.

Com Veiler e Warning na condição de Staples, além de uma série de cartas novas como Fiendish Chain, fica muito mais difícil para Tsukuyomi ativar seu efeito com sucesso e cumprir seu papel em campo. E o fato dela ter que ser Normal Summoned para ativar seu efeito só piora as coisas, já que, muitas vezes, não vale a  pena gastar sua Normal Summon com ela e correr o risco de cair em uma Veiler ou em um Warning, problemas que não existiam na época em que Tsuku era fodástica.

Além dos obstáculos que surgiram para Tsuku nos últimos tempo, temos que levar em conta que nos seus tempos de glória, havia excelentes jogadas para se fazer com ela: por exemplo, podíamos flipar Magician of Faith para baixo e assim reciclar Spells, ou até mesmo ficar reutilizando Mask of Darkness para que essa reciclasse Time Seal, travando assim o oponente (acreditem, na época esse combo não era tão lento). Outra jogada possível, e talvez a melhor, era usar Tsuku para reutilizar o efeito de Thousand Eyes Restrict e assim ganhar um controle de campo absurdo. Agora vejam que cartas chave de todos esses combos que eu mencionei estão atualmente banidas! Ou seja, as melhores jogadas com o espírito estão mortas, e com isso, a usabilidade dele está morrendo.

Bem, esse artigo pode dar a entender que eu acho Tsukuyomi uma carta ruim - o que não é verdade, longe disso. Só acho que Tsuku é muito lenta para os dias de hoje, e nada nela nos dá um motivo para que ela se encaixe nos mais diversos decks. Assim, pelo menos de uma perspectiva competitiva, Tsuku deve passar os próximos tempos meio abandonada, fazendo uma ponta aqui e ali em alguns decks.

Pare encerrar, vou tentar mostrar o lado positivo de Tsuku em um deck que ela se encaixa como uma luva. Trata-se do deck Gravekeeper!

Deck: Gravekeeper


Monstros:
Gravekeeper's Spy x3
Gravekeeper's Guard x1
Gravekeeper's Commandant x3
Gravekeeper's Recruiter x3
Gravekeeper's  Descendant x3
Fossil Dyna Pachycephalo x2
Tsukuyomi x1
(16)

Spells:
Allure of Darkness x1
Necrovalley x3
Heavy Storm x1
Mystical Space Typhoon x2
Pot of Duality x2
Royal Tribute x2
Gravekeeper's Stele x2
(14)

Traps:
Bottomless Trap Hole x2
Compulsory Evacuation Device x1
Starlight Road x1
Dimensional Prison x2
Mirror Force x1
Solemn Judgment x1
Torrential Tribute x2
(10)

Extra deck:
Stardust Dragon 
Monstros Xyz de Rank 4 genéricos x14

O deck é um Gravekeeper normal, mas com o auxílio de Tsukuyomi ele fica bem mais interessante. O espírito pode colocar GK Spy de cabeça para baixo para maximizar seu efeito, possibilitando a vinda de dois monstros Xyz de Rank 4 em um mesmo turno. Além disso, ela contribui para GK Guard, que consegue retornar muitos monstros do oponente a sua mão junto de Tsuku. Realmente, o espírito combina muito com o estilo anti-meta Control do deck, recomendo que a testem se usam Gravekeeper's porém não a usam!

Então é isso galera. Gostaram do artigo? Gostam da Tsukuyomi? Deixem suas opiniões nos comentários!
Comentários Facebook
1 Comentários

Um comentário:

Anônimo disse...

Qdo Tsukyomi foi limitado, eu ja imaginei que logo logo, ela passará a ser liberada a 3. Nao tem do pq, pois é muito arriscado usá-la. Ainda mais agora em que fazer OTK é coisa de criança.

Yu-Gi-Hoje!
Design por: Felipe Leonel - Tecnologia do Blogger
Copyright © 2015
Todos os direitos reservados
imagem-logo