sexta-feira, 27 de julho de 2012

Que Carta é Essa?

Number88GimmickPuppetDestinyLeo-VB15-JP-OP.jpg
Number 88: Gimmick Puppet - Destiny Leo
Rank: 8
Atributo: DARK
Tipo: Machine
ATK: 3200  DEF:2300
Efeito: 3 monstros de nível 8
Uma vez por turno, se você não controla Spells e Traps: você pode separar um material Xyz dessa carta, e se fizer isso, coloque 1 Destiny Counter nessa carta.Se essa carta tem 3 Destiny Counters nela, você ganha o duelo.

Análise:
O recém chegado Destiny Leo chegou há pouco tempo e já deu o que falar, tudo por causa de seu efeito que não se vê todo dia. Assim como cartas famosas tais quais Exodia, Final Countdown e Destiny Board, o Number 88 tem o poder de proporcionar uma vitória instantânea ao seu usuário, que acontecerá caso este consiga colocar 3 Counters no leão do destino. No entanto, ao contrário do que geralmente ocorre com esse tipo de carta, os comentários dirigidos ao novo monstro são quase sempre negativos. Isso porque seu custo de invocação não é nada fácil e eu efeito é cheio de restrições que dificultam muito seu uso. Nesse artigo, eu vou falar de todos os problemas de Destiny Leo mas também vou tentar mostrar que, apesar dele não ser a melhor carta de todas, não é essa desgraça que muitos pensam que ele é. Vamos começar falando então das desvantagens:

EffectVeiler-ORCS-EN-SR-LE.pngMindControlSDWS-EN-C-1E.jpgCounterCleaner-CDIP-EN-C-1E.jpg

Essas três acima são cartas que podem facilmente parar Destiny Leo, sendo a terceira, Counter Cleaner, praticamente nunca vista, apesar de servir perfeitamente para parar o leão.Vamos comentar uma por uma. Effect Veiler é provavelmente a maior ameaça à utilidade do monstro, pois assim que esse separar um material Xyz, você pode chainá-la à ativação do efeito para impedir que um Counter seja colocado. Assim, o Number 88 fica praticamente inutilizado, pois ele só terá 2 Xyz Materials e não conseguirá ficar com 3 Counters. Além do que, Veiler é Staple absoluto nesse formato e é vista em praticamente qualquer deck. Ou seja: qualquer build que o Leo tenha que enfrentar, ele vai acabar dando de cara com uma Veiler. Mind Control está aí representando todas as cartas que trocam o controle do Leo. Imagine a seguinte situação: depois de muito penar, você finalmente conseguiu colocar 2 Counters no leão. Só falta o oponente terminar o turno para que você possa ativar o efeito novamente e vencer o duelo. É então que seu adversário ativa... Mind Control! Ele pega o Leo e então ativa seu efeito, fazendo com que ele ganhe o duelo! Sim minha gente, não há nada que impeça o oponente de fazer isso e te deixar com cara de patinho. E lembrem-se: além de Mind Control, cartas como Creature Swap e Enemy Controller estão a solta por aí e são muito frequentes nesse formato. A já citada Counter Cleaner, apesar de nunca ser vista, pode pegar o Leo de jeito com seu efeito de remover counters.

Por enquanto, falei das cartas que o oponente pode usar para parar o Destiny Leo. No entanto, os problemas do leão vão muito além disso, pois ele próprio possui uma série de limitações e problemas, a começar pelo custo de invocação. Ok, 3 monstros de nível 8 não é algo impossível de se ter no campo, mas convenhamos que também não é nada fácil. Galaxy Queen's Light ajuda bem nesse aspecto, mas ainda assim não é nada que se faça brincando. Além disso, temos o fato de que no turno em que usamos o efeito dele não podemos atacar e seu efeito só pode ser utilizado se você não possui Spells e Traps. Esse último problema é provavelmente o pior deles, pois significa que ele não poderá ser protegido por cartas contínuas ou ainda cartas que não podem ser ativadas a qualquer momento. Tudo isso somado com as cartas que ferram ele citadas acima fazem com que o novo Number seja considerado pela maioria dos players inútil e sem serventia. No entanto, nos próximos parágrafos, vou tentar mostrar que apesar do bicho ser ruim, ele não é uma catástrofe completa. Vamos ver?


Pra começar, Destiny Leo, em decks que conseguem invocá-lo, é uma excelente opção contra Final Countdown, pois decks focados nessa carta raramente usam Effect Veiler, Mind Control, Creature Swap, etc, etc, etc, investindo somente na defesa contra dano. Sendo assim, dificilmente eles conseguirão parar o Destiny Leo, e quando você colocar o leão em campo, vai poder parar de se descabelar e de enlouquecer para tirar dano do oponente. O maior problema nisso tudo é que pouquíssimos decks conseguem chamar o Number 88. Ainda assim, fica a dica para builds que usam muitos monstros de nível 8.



Essas quatro aí de cima são cartas que pesam muito a favor de Leo, tornando-o infinitamente mais usável. Muita gente acha que, por causa de seu efeito anti Spells e Traps, você é obrigado a protegê-lo somente com monstros e cartas da mão. Só que isso não é bem verdade! Essas quatro cartas acima são opções viáveis e excelentes para a proteção do Number 88, especialmente as duas de baixo. Vamos, então, falar primeiro delas. Forbidden Lance protege o bicho de cartas como Dark Hole, Torrential Tribute e ainda das já citadas Mind Control e Enemy Controller. Já a  Forbidden Garments, provavelmente a melhor opção para proteger o Destiny, protege-o também se Effect Veiler, uma das maiores inimigas do bichão. O problema é que se essas carats forem usadas, o Leo perderá seu ataque grandioso, e é aí que Waboku entra em ação, impedindo que ele morra por batalha. Já Trap Stun te previne de carats como Fiendish Chain, Bottomless, entre muitas outras. Como já disse, essas cartas não atrapalham em nada a vida do Leo, pois podem ser ativadas a qualquer momento. Assim, caso elas não tenham sido úteis no turno do oponente, você pode ativá-las na sua própria Main Phase para ficar sem cartas na sua zona de Spells e Traps.


Por fim, gostaria de comentar essa carta aí de cima, a Overlay Regenerate. Logo que ela é ativada, ela se torna um Material Xyz para um monstro que você controla. Isso significa que você gaste um material do Leo à toa por causa de uma Effect Veiler, poderá tornar o monstro útil novamente recuperando o material Xyz perdido. Diria que das já citadas, essa carta é a menos usável por ser bem mais situacional, mas ainda assim é uma opção a ser considerada caso você queira fazer um deck focado no Number 88. 

Então é isso galera, terminamos por aqui. Ressalto que o objetivo desse artigo não é detonar nem fazer propaganda da carta em questão, mas sim mostrar seu lado bom e ruim e tentar balanceá-los. Espero que tenham gostado e principalmente mudado sua opinião (pelo menos um pouquinho) para o bem ou para o mal em relação ao Destiny Leo. Até a próxima, e comentem!
Comentários Facebook
5 Comentários

5 comentários:

Anônimo disse...

Threatening Road é outra solucao para que esta carta nao seja destruida por batalha.

Se ao menos pudesse controlar somente 1 cartinha..... Safe Zone era tudo que precisava.

Invocar esta carta nao deve ser dificil... So fazer um deck Dragon, utilizar o combo Fusion Gate com Chain Material, criar 3 Meteor B. Dragon e criar a XYZ Leo.

Ps. Carlos

Obs. Chain Material acredito que entra na lista de Ban para semi-limitada ou Limitada.

Anônimo disse...

pra mim essa carta continua uma bosta meu irmão

Max disse...

A nova carta spell Forbidden alguma coisa, não impede a veiler, apos a resolução o monstro nao pode ser mais targetado ou destruido, mas o alvo da veiler eh antes disso, enfim, teste no yugipro se nao confia em mim xD

see u later \o

BuBa disse...

Sei que ele não impede Veiler depois que seu efeito é ativado, mas a ideia é ativarGarments antes dela fazer alvo nele (no começo da Main phase). O foda é que pode acabar sendo meio inútil, mas pelo menos você fica prevenido XD

Bruno Navas disse...

Hm,sorte que permite outros monstros em campo.
O que vai facilitar muito! Tem muitos monstros ai que protegem cartas de efeitos. :P

Yu-Gi-Hoje!
Design por: Felipe Leonel - Tecnologia do Blogger
Copyright © 2015
Todos os direitos reservados
imagem-logo