sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Comparagrama Yu-Gi-Hoje

Eae pessoal! Estou atualizando mais uma seção meio que esquecida, a de Comparagramas Yu-Gi-Hoje. Hoje, irei comparar as duas cartas cujos efeitos ativam na mão: Effect Veiler e Maxx "C". Essa duas tem ganhado cada vez mais espaço, sendo vistas em muitos Main Decks volta ao mundo (no caso de Maxx "C", só no ocidente por enquanto). Sem mais, vamos ao comparagrama, adotando um sistema um pouco diferente dessa vez:


EffectVeilerDP10-EN-R-1E.pngMaxxCSTOR-EN-ScR-1E.jpg

Ataque e Defesa: Não que isso importe, mas nesse quesito Maxx "C" ganha da Veiler facilmente. Enquanto que a fadinha não tem um ponto sequer de ataque nem de defesa, Maxx possui incríveis 500 pontos para atacar e 200 para defender. Um excelente aspecto em se ter 500 pontos de ataque é poder ser buscado do cemitério com Debris Dragon, servindo então para fazer Synchros. Ponto para o Maxx "C".

Atributo: LIGHT é um excelente atributo, ainda mais hoje em dia com a onda caos. Por conta de seu atributo, Veiler desempenha um papel importante na invocação de Chaos Sorcerer ou BLS, tornando-a presença ainda mais garantida em decks Chaos. Já o mesmo não pode ser dito quanto ao atributo EARTH. Suportes meia-boca, pouquíssimos monstros que precisam dele para ser invocados... Por essas e outras, EARTH acaba sendo considerado muitas vezes um meio-termo entre LIGHT e DARK que não cheira nem fede. Ponto para a Effect Veiler.

Tipo: Mais uma categoria que realmente não importa em nada. O tipo de nenhum dos dois faz deles monstros melhores ou piores, pouis ambos são bem neutros nesse aspecto. Insect posui alguns suportes interessantes, mas poucos que combinam com o Maxx "C". Talvez possamos listar Verdant Sanctuary, Gokipon e Danipon, que podem trazê-lo para a mão, como os únicos que realmente dão algum tipo de ajuda ao Maxx "C", mas mesmo esses não são usados em deck algum, com exceção de decks Insect, onde Maxx "C" é presença garantida. Já o tipo Spellcaster de Veiler é ótimo, com vários suportes bons, mas nada que faça diferencia o bastante para torná-la melhor ou mais versátil. Por isso, nenhum dos dois ganha ponto nessa rodada.

Nível/ Synchros: Effect Veiler é tuner, e isso por si só já traz uma vantagem em relação ao Maxx "C", que não é. É claro que a função dela não é e nunca será fazer Synchros, mas o simples fato dessa possibilidade existir já leva muitos duelistas a colocar um Catastor e um Hyper Librarian no Extra Deck mesmo sem usar outros Tuners, afinal, nada impede que você a invoque e faça uma Synchro com algum monstro de nível 4. Seu nível 1 também traz bons frutos para ela. Já ouviram falar no deck Chaos Piper? Pois então, é um deck que consiste em usar Mystic Piper, Kinka-Byo, e outros monstros de nível 1 poderosos para constituir uma base Caos consistente e acelerada. Veiler se encaixa como uma luva nesse deck, pois não só é LIGHT como também seu nível 1 possibilita que ela seja trazida do cemitério com Kinka-Byo, para depois fazer a invocação de Formula Synchron e puxar uma carta. 
   Já falamos demais da Veiler, vamos falar um pouco de Maxx "C". Seu nível 2 pode não parecer nada demais, mas por conta dele Maxx"C" pode ser buscado do Grave com Junk Synchron, para que então Hyper Librarian/Catastor venham ao campo. Isso pode parecer pouca coisa, mas é o que garante ao Maxx "C" no mínimo 2 espaços garantidos em decks Junk Doppel. Apesar disso, Veiler continua sendo melhor quando o assunto é Synchro Summon, então ponto para ela.

Efeito: Chegamos ao que realmente importa. O debate sobre qual dos dois efeitos é melhor vem gerando boas discussões em fóruns de Yu-Gi-Oh mundo afora, e é muito difícil decidir qual dos dois leva a melhor. Effect Veiler tem o poder de negar os efeitos de um monstro do oponente no turno dele, o que dispensa comentários. O cara vai lá, invoca uma Tour Guide, e da mão do oponente já pula uma Veiler, deixando o coitado com uma Poker Face daquelas. Não vou nem perder muito tempo explicando porque Veiler é suprema, pois todo mundo já sabe. Já Maxx "C" também não fica atrás quando o assunto é pegar o oponente de surpresa. Já que Tour Guide já foi citada, vamos usá-la como exemplo de novo: o cara invoca uma Tour Guide e, antes de invocar um monstro pelo efeito dela, o oponente descarta um Maxx "C" na chain. Quando um monstro for invocado pelo efeito da Tour, o oponente puxa uma carta. Se ele decidir fazer Xyz, mais uma carta que o oponente puxa. Pode não parecer nada demais, mas esse efeito de compra faz muita gente desistir de fazer jogadas inteiras para impedir que o oponente compre o deck inteiro, ganhando uma vantagem enorme. 
   A verdadeira questão é: o que vale mais a pena? O que combina mais com o Metagame? E a minha conclusão final é: não dá para decidir! Ao mesmo tempo que hoje se vê muitos monstros com efeitos para lá de apelões que merecem ser negados, se vê também um mar de Special Summons com Reborn Tengu, Tour Guide, BLS, monstros Xyz... Por isso, nesse quesito, ambos ganham um ponto.

Restrições: Falando um pouco sobre as restrições que os efeitos desses monstros nos impõe, veremos que cada um deles tem um ponto negativo e um positivo. Veiler só pode ser usada na Main Phase do oponente, ou seja, nada de negar efeitos no seu turno. Já Maxx"C" pode ser usado a qualquer momento, mas somente um por turno, enquanto que nada te impede de descartar 3 Veilers de uma vez só. Assim, mas uma vez, temos um empate.

Resulado: 4 x 3 para a Effect Veiler! Maxx "C" pode até ter mais ataque e um excelente efeito, mas Veiler possui um atributo que faz toda a diferença e é melhor para fazer Synchros. De qualquer maneira, isso não significa que Veiler seja muito melhor que Maxx "C" e que esse resultado não possa ser questionado, afinal, como eu já disse, essa é uma questão que gera bons debates. E o número de empates que tivemos nesse comparagrama só mostra o quanto eles são próximos no quesito poder.

Por hora é só pessoal, não se esqueçam de deixar sua opinião sobre qual é melhor na forma de comentário!
Comentários Facebook
1 Comentários

Um comentário:

J@ideson disse...

os dois sao otimos, mas concordo q veiler seja um pouquinho melhor, contra decks anti-meta e remocao q praticamente nao fazem special, maxx c se torna praticamente inutil, mas ele é bom contra decks infernity? depende! as vezes acontece de eles fazer akelas 100 invocaçoes numa rodada e vc puxa o deck inteiro e acaba perdendo, entao eu uso 2 veiler e 1 maxx c no deck.
essa é só minha opinião galera.

Yu-Gi-Hoje!
Design por: Felipe Leonel - Tecnologia do Blogger
Copyright © 2015
Todos os direitos reservados
imagem-logo