Warrior
O tipo Warrior foi sempre um tipo muito bom, e sem dúvidas um dos mais clássicos. Eles tem grandes Archetypes, como os poderoso Six Samurais, Amazoness e Heroes, e possuem dois Structure Decks. Tem muitos suportes, como Reinforcemets of the Army, The A. Forces, e tem os melhores equipamentos só para eles. Os Warrior vão concorrer com unhas e dentes para o prêmio desse mês!
Plant
Os monstros Plant devem muito a Akiza Izinski, que conseguiu dar vida a um dos piores tipos de todos, com inúmeros suportes bons, inclusive um buscador magnífico: Lonefire Blossom. Ele pode pegar qualquer monstro Plant do Deck, como Gigaplant ou Tytannial, e pode ser facilmente pego por Violet Witch e Sangan. Um Deck do tipo também tem Tuners esplêndidos como Spore e Glow-Up, que podem ser pegos pelo Bird of Roses.
Dragon
Esse tipo tem um dos mais impiedosos Decks de toda história: Hopeless Dragon, que Swarma o campo facilmente e, dependendo do começo do duelo, pode ficar com Five God Dragon, Red Eyes Darkness Metal Dragon, Dark Horus e mais monstros fortes muito rapidamente. Além disso, esse tipo conta com um dos mais (ou o mais) clássicos monstros de toda história do Yu-Gi-Oh: Blue-Eyes White Dragon.
Machine
Os monstros Machine são monstros pesados, e de repente saíram do Meta, mas ainda são barra-pesadas. Quem não teme encontrar um Machina Fortress no campo do oponente, ou ver aqueles Gadgets chegando e pegando cada vez mais deles só para te encher a paciência? São donos de 2 Structure Decks, e são fortes concorrentes para ganhar o prêmio de melhor tipo com todo seu armamento.

Zombie
O tipo Zombie aterroriza a todos, que temem ter que enfrentar um bom Deck desses monstros. Com Mezuki, Revived Ruler Ha Des, Zombie World e Plague, não há uma pessoa que ache fácil derrotar os monstros. Se Mezuki estivesse semi-limitado ou ilimitado e Card of Safe Return fosse limitada, o Deck com certeza teria a maior força que o mundo já viu, com enorme poder de compra e Special Summons que não acabam mais, já que o Deck já é assim hoje em dia.
Fairy
Archlord Krystia foi semi-limitado por uma razão: no oriente, onde o Structure Deck: Lost Sanctuary já lançou, muitos estão usando um Deck dos Agents, que passaram para trás em campeonatos até os Six Samurais e Blackwings. A razão é Master Hyperion pode ser facilmente invocado, além dos Agents possuírem bom poder de compra e de serem um tipo muito rápido. Eles tem tantos monstros fortes que Valhalla é obrigatório para poder Special Summon todos.
Winged Beast
Os Winged Beast possuem o Archetype maldito que nunca morre: os Blackwings (conhecidos por alguns, carinhosamente, como "Galinha Pretas"). Sua agilidade nas Synchros é assustadora, e mesmo com Kalut e Gale limitados eles não são fracos: os Blackwings Graveyards ainda continuam bombando. Mas se engana quem pensa que os Winged Beast são só isso: tem outros Archetypes, como as Harpies e o famoso e destruidor Icarus Attack.
Fish
Os Fishes surpreenderam a todos mostrando do que são capazes, fazendo Shooting Star Dragon e Red Nova Dragon em 1 turno. Isso porque eles tem um dos mais poderosos monstros WATER de todos (sem ser Synchro): Superancient Deepsea King Coelacanth. Ele pode trazer vários monstros rapidamente e fazer muitas Synchros, com um cuato pífio, de descartar 1 carta.

Spellcaster
Esse magos ão são fracos: podem acabar com muitos se quem está usando-os é um bom e experiente duelista. Os efeitos são arrasadores, pra lá de apelões, e um bom Deck Dark Magician consegue um OTK de modo rápido que o oponente nem vai entender o que acontecer. Não é a toa que eles estão aqui...
Beast
Os Beasts ganharam um espaço muito bom no Meta, até que o pequeno Gato do Socorro foi para o limbo, diminuindo a força desses monstros. Entretanto, X-Saber Airbellum ainda tem seu poder, junto de outros monstros como Ryko, Super-Nimble, Green Baboon, para mostrar que mesmo sem o gatinho, o Deck tem o seu valor.